24 Janeiro 2018 - 15:37

Delegado pede prisão de três envolvidos em fraude no Minha Casa, Minha Vida em Penedo

arquivo - aquiacontece.com.br
Fraude envolveu três conjuntos habitacionais entregues recentemente pela Prefeitura de Penedo

Em sua última entrevista como delegado titular da Delegacia Regional de Penedo, o delegado Fernando Lustosa deu detalhes sobre o inquérito que foi enviado à Justiça nesta quarta-feira, 24 de janeiro, com o resultado da investigação sobre a fraude no programa “Minha Casa, Minha Vida” que ocorreu na cidade ribeirinha.

Na entrevista concedida na manhã desta quarta, 24, à radialista Martha Martyres, âncora do Programa Lance Livre, da Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br), Fernando Lustosa explicou que o inquérito já se encontra com o juiz Antônio Rafael Wanderley Casado da Silva, titular da 4ª Vara de Penedo.

“Após a conclusão dos trabalhos encaminhamos o inquérito ao magistrado responsável pela 4ª Vara Criminal de Penedo. Nos próximos dias ele deve abrir vistas para o Ministério Público e deliberar sobre os inúmeros pedidos que fizemos”, explicou Lustosa.

De acordo com o delegado, as investigações apontaram que a fraude existiu de fato e que três pessoas atuaram para que o esquema se perpetuasse por algum tempo, aproveitando-se da ingenuidade de pessoas humildes que alimentavam o sonho de ter a casa própria.

“Esse grupo criminoso estava agindo em Penedo de forma bastante organizada, procurando pessoas humildes e ingênuas para fazerem de vítimas. As investigações apontaram que eles pediam entre 03 e 10 mil reais dizendo que esse valor seria para pagar taxas cartoriais, o que não era verdade”, detalhou o delegado.

Fernando Lustosa declarou ainda que os 3 envolvidos no caso foram indiciados por estelionato e formação de quadrilha e tiveram pedidos de prisão formulados perante a 4ª Vara Criminal de Penedo. Sem citar nomes, o delegado declarou que dois dos indiciados são considerados foragidos e o outro encontra-se na cidade.

Sobre a participação de servidores da Prefeitura de Penedo no esquema, o delegado Fernando Lustosa declarou que há um ex-servidor da Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social de Penedo sendo investigado e que junto com o inquérito foi enviado pedido de diligências para que seja apurada, na Justiça, sua participação no caso, seja por ação ou omissão.

“Este 4º indivíduo poderá ser denunciado pelo Ministério Público caso o órgão entenda que há realmente indícios de sua participação no esquema fraudulento”, complementou.

Antes de falar sobre outros assuntos, o delegado declarou que esse caso chamou a atenção porque teve como vítimas, em sua maioria, pessoas carentes que chegaram a vender o pouco que tinham para tentar realizar o sonho de ter a casa própria, mas acabaram ficando no prejuízo. “Não posso adiantar mais nada para não atrapalhar o trabalho da Justiça. Mas em breve esse caso será totalmente esclarecido e os culpados punidos, pois o inquérito policial está robusto de provas, de modo que não deixa dúvidas sobre a participação dos indiciados na fraude”, finalizou.
 

por Redação

Comentários comentar agora ❯