23 Setembro 2017 - 09:56

Artesãos da cidade de Penedo recebem placa de mapeamento do artesanato alagoano

Cortesia - aquiacontece.com.br
Em Penedo, cinco placas foram instaladas


Felicidade é o que define alguns artesãos de Penedo. Isso porque técnicos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) finalizaram mais uma etapa de sinalização do projeto Alagoas Feita à Mão. Na cidade, cinco placas foram instaladas.

Dessa vez, foram identificadas oficinas dos artesãos da região Sul e Caminhos do São Francisco, tornando os locais marcados para os turistas que buscam a produção artesanal alagoana.

Ao todo, dez placas de sinalização foram aplicadas em quatro municípios diferentes: Penedo, Feliz Deserto, Piaçabuçu e Pontal de Coruripe. A ação beneficiou três associações de artesãos, uma em Feliz Deserto, onde a especialidade é a arte da fibra da taboa, e duas em Pontal de Coruripe - as Associações Pontal Arte e dos Artesãos da cidade - ambos especializados na fibra de Ouricuri, típica da região.

Já em Penedo, cinco placas foram instaladas, beneficiando as casas-ateliês dos artesãos santeiros Tim Maia e Mestre Claudionor, das bordadeiras de ponto cheio, Pontos & Contos e Ana Cristina, e de Mestre Vieira, que produz barcas e carrancas em madeira.

“A sinalização reconhece a genuína produção artesanal alagoana com uma identidade visual, agregando valor ao produto final do artesão. Com isso, o artesão é reconhecido por sua arte, tornando sua casa-ateliê mais um ponto turístico da cidade”, explica a gerente de Design e Artesanato da Sedetur, Daniela Vasconcelos.

A gerência de artesanato ainda levou as cidades o cadastro e recadastro de artesãos para confecção da carteirinha do artesão, totalizando mais de 200 atendimentos. A identificação garante a isenção do ICMS na emissão de notas fiscais avulsas e maior facilidade para aquisição de maquineta para vendas com cartão. Além disso, portando o documento, eles podem se inscrever em editais abertos pela Sedetur para levar seu trabalho para feiras de artesanato em todo o País.

Cadastur

Também nessa região, técnicos da pasta realizaram o cadastro e recadastro de prestadores de serviços turísticos no Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) nas cidades de Coruripe e Jequiá da Praia.

O cadastro garante diversas vantagens e oportunidade de negócios aos seus cadastrados, como incentivo à participação em programas e projetos do Governo Federal, visibilidade nos sites do Cadastur e acesso às linhas de crédito com juros mais atrativos. Em Alagoas, é realizado pela Superintendência de Turismo da Sedetur, localizada na avenida da Paz, 1108, no bairro do Jaraguá.
 

por Redação com Assessoria

Comentários comentar agora ❯