23 Abril 2018 - 09:00

Cruz de pedra em estilo bizantino que faz parte da história de Penedo é quebrada

Reprodução WhatsApp
“Cruz de pedra” foi esculpida com matéria prima extraída da Rocheira

A cruz de pedra em estilo bizantino que há séculos foi erguida na Praça Clementino do Monte apareceu quebrada neste domingo, 22 de abril. O objeto, que faz parte da história do município ribeirinho, foi encontrado, por populares, partido ao meio.

Assim que a notícia a respeito do fato começou a se espalhar, penedenses que realmente amam Penedo e apreciam sua história começaram a postar mensagens em tom de revolta nas redes sociais.

O arquiteto e urbanista Milton Lins Lima escreveu:

“Hoje, quem passou pela Praça do Clementino se deparou com esta cena lamentável. Essa cruz é datada de 1645, quando ainda era o ponto mais alto da cidade. Espero que façam alguma coisa e não joguem os destroços no lixo. Ela é tombada! Patrimônio histórico de nossa cidade”.

Já a advogada Priscila Rocha postou o seguinte comentário:

“Lamentável! Um povo que não sabe sua história... E nós já fomos conhecidos pelo apreço à cultura e pela educação.”

A Prefeitura de Penedo, juntamente com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), devem acionar ainda nesta segunda-feira, 23, a Polícia Civil, para que o fato possa ser investigado. Imagens de câmeras de monitoramento eletrônico, instaladas nas imediações da praça devem ser analisadas.

Duas hipóteses estão sendo levadas em consideração. Uma é a de que a Cruz possa ter ruído naturalmente, por ação do tempo. A outra é a de que o objeto possa ter sido destruído por vândalos, o que caracteriza crime de dano ao patrimônio público, na forma qualificada.

  

A Cruz

Em 1637, Maurício de Nassau invadiu Penedo, passando a até então Vila a viver sob o domínio holandês. Mas não tardou a surgir o movimento revolucionário no Penedo, cuja finalidade era arrancar a terra da mão dos invasores. Assim, em 19 de setembro de 1645, Valentim da Rocha Pita, grande herói penedense, comandou a batalha final no Alto do Monte Alegre, hoje, Praça Clementino do Monte. Como símbolo da vitória, a “Fé Cristã dos Penedenses” fez erguer nas imediações daquela praça uma “cruz de pedra”, esculpida com matéria prima extraída da Rocheira. Clique AQUI e saiba mais!
 

por Redação

Comentários comentar agora ❯

  • Ana Isto é um crime e os culpados devem ser punidos. Qual era o mau que esta cruz fazia? Se foi ação do homem, são verdadeiros criminosos.