21 Janeiro 2019 - 15:50

Rede estadual oferta vagas para a EJA no João Valeriano e no Comendador Peixoto em Penedo

Valdir Rocha
Matrículas iniciam nesta terça-feira (23) e vão até sexta-feira (25)

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) anunciou nesta segunda, 21, o calendário de matrículas de alunos novatos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em Penedo, cidade sede da 9ª Gerência de Regional de Educação, as escolas disponíveis são: Comendador José da Silva Peixoto e João Valeriano.

A pré-matrícula acontece de forma online, no endereço eletrônico http://matriculaonline.al.gov.br/ entre os dias 22 e 25 deste mês. O resultado também será divulgado no link acima, no período de 4 a 8 de fevereiro. No total, são ofertadas mais de 13 mil vagas em todo o estado.

De acordo com a Seduc, são ofertadas vagas apenas para os períodos de entrada: 1º e 5º períodos do turno diurno do Ensino Fundamental, 1º e 6º períodos do turno noturno do Fundamental e 1° Período do Ensino Médio.

Estão aptos a se matricularem na modalidade EJA pessoas com, no mínimo, 15 anos, que interromperam os estudos e desejam retomá-los. "A EJA representa o resgate aos sonhos outrora negados. Os estudantes terão acesso aos conhecimentos construídos pela sociedade ao longo dos anos e, assim, terão oportunidade de qualificação e a possibilidade de conquistar melhores empregos", comenta a supervisora de Educação de Jovens e Adultos, Mônica Sarmento.

Para fazer a pré-matrícula online, o candidato deverá informar seu nome completo, data de nascimento, sexo, CPF, endereço completo (com CEP), telefone fixo e móvel (se possuir), nome da mãe e pai ou responsável legal (caso menor de 18 anos), rede escolar de origem, período que deseja cursar, turno em que deseja ser matriculado, declarar se possui deficiência e selecionar até três escolas desejadas (duas obrigatórias e uma optativa).

Pontos de apoio

Para os candidatos que não têm acesso a computadores com internet, as 13 Geres funcionarão como ponto de apoio. Os interessados deverão se dirigir às Gerências com os dados acima para a realização da pré-matrícula.

Períodos intermediários

Para estudantes dos períodos não listados acima, a matrícula ou rematrícula acontece de forma presencial, na própria escola. O interessado deve estar munido de originais e cópias da certidão de nascimento/casamento ou RG e CPF do aluno; histórico escolar ou declaração de conclusão/transferência original, emitida em um prazo máximo de 30 dias, da última unidade de ensino em que estudou; RG e CPF do responsável legal, caso menor de 18 anos (original e cópia); laudo comprobatório de deficiências, se for o caso; comprovante de residência atualizado (original e cópia); duas (02) fotos 3x4; e cartão do Bolsa Família, caso seja beneficiário (original e cópia).

Na região da 9ª GERE, há vagas também nas cidades de Igreja Nova, Feliz Deserto e Olho D'Água Grande. Os interessados podem consultar as escolas disponíveis na cidade onde moram clicando aqui.

por Redação com Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯