20 Setembro 2017 - 17:04

Pescadores da Colônia Z12 são beneficiados com ações de saúde

Cone Freire - aquiacontece.com.br
Evento acontecerá até está quinta-feira, 21 de setembro

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria com a Secretaria de Saúde de Penedo, deu início nesta quarta-feira, 20 de setembro, a uma importante ação voltada a população ribeirinha da Colônia de Pescadores Z12 com o objetivo de realizar o rastreamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Durante o evento, que, acontecerá até está quinta-feira, 21, as equipes da Sesau, estão realizando testes para identificar usuários infectados com o vírus HIV, hepatite B e C e sífilis. Paralelamente, acontecem atividades de orientação e de prevenção sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis.

De acordo com Robert Lincoln, assessor técnico de Políticas Transversais da Sesau, o objetivo da ação é identificar, o mais breve possível, as pessoas portadoras das ISTs. “Estamos fazendo uma captação precoce, principalmente dos pacientes com HIV, hepatite e sífilis, para iniciar o tratamento o mais rápido. Iremos distribuir preservativos masculinos e femininos, além de lubrificantes, com a intenção de mostrar que a prevenção é o melhor método contra as ISTs”, destacou.

Segundo o assessor técnico de Políticas Transversais da Sesau, os exames são realizados na hora em que os pescadores chegarem aos locais de atendimento. Em poucos minutos, o resultado é disponibilizado e, caso o resultado seja positivo, o usuário será encaminhado para o tratamento adequado.

Também durante a ação, as equipes realizam teste de glicemia e aferição da pressão arterial, com orientações, visando à reversão dos indicadores. Os pescadores também estão recebendo orientações sobre a importância do alongamento antes de iniciar a jornada diária de trabalho, a fim de ajudar nos movimentos do dia a dia.

Além das consultas médicas, a população pode contar, ainda, com palestras e orientações, por meio de demonstrações técnicas sobre a escovação dental. Técnicos da Assessoria Técnica de Saúde Bucal também participam da ação, ensinando como deve ser feita a prevenção de toda a cavidade oral, com a finalidade de evitar as doenças inflamatórias que atacam a gengiva.

A ação ainda consiste na aplicação de vacinas contra o tétano e difteria, e os pescadores são orientados sobre as doenças relacionadas ao tabaco, ao câncer de pele e envelhecimento precoce. A importância da purificação da água para consumo humano, visando reduzir as chances de contaminação por vírus, parasitas e bactérias, também são tema de palestras.

Veja como foi esse primeiro dia do evento na galeria a seguir:
 

por Redação com Assessoria

Comentários comentar agora ❯