20 Abril 2010 - 10:33

Penedo é o único interior de Alagoas a participar do CONAE

Divulgação
Representante penedense, Keity Guimarães e a Secretária Nacional da Educação Básica, Maria do Pilar

Universidade pública gratuita e de qualidade, educação sem homofobia, 50% dos fundos do pré-sal para educação, implantação efetiva do piso salarial pelos Estados. Essas foram algumas das solicitações feitas pelos segmentos da sociedade que forraram o auditório principal do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Vindos de todo o país, mais de 2 mil delegados trouxeram sugestões e conceitos para a primeira Conferência Nacional de Educação (Conae).

A Conae é uma consulta pública. Os delegados representam seus Estados e Municípios. No final do evento, foi formulado um documento que subsidiará as políticas públicas de Educação no país.

O painel de abertura do evento – Construindo o Sistema Articulado de Educação: o Plano Nacional de Educação, diretrizes e estratégias de ação – trouxe uma questão central. A exemplo do que acontece na saúde, com o Sistema Único de Saúde (SUS), a sugestão foi criar também um Sistema Nacional para a Educação. Um dos debatedores do tema, Demerval Saviane, defendeu que o financiamento não dependa da adesão aos programas. “Teríamos mais autonomia se a liberação de recursos não dependesse da adesão”, argumentou.

Para a conselheira Regina Vinhaes, da Universidade de Brasília (UnB), o sistema nacional articulado de educação deve levar em consideração dívidas históricas da sociedade. “Fomos colônia, escravocratas e ainda hoje somos dependentes”, afirmou. Já o deputado Carlos Abicalil (PT-MT) acredita na mobilização da sociedade para uma educação melhor. “Lembremos de Paulo Freire e de sua frase célebre: vamos encher o Brasil de marchas”, pontuou.

As muitas vozes e sugestões marcaram este primeiro painel, que contribuirá para as futuras reformulações das Leis que nortearão a Educação do Brasil.

Para o Município de Penedo, o fato de estar representado nesse momento histórico da Educação Nacional pelo Conselho Municipal de Educação, na pessoa da sua Presidente Keith Guimarães Santana Maia, consolida nossa cidade como um dos municípios alagoanos que se enquadra nos parâmetros educacionais estabelecidos pelo MEC.

Com uma delegação de 48 delegados, Alagoas esteve presente, sendo Penedo, o único Município do Interior do Estado a ser representado na CONAE, visto que os segmentos de educadores, pais, alunos, associações, ONGs, câmara de vereadores, técnicos da educação e representantes do nível superior e da educação profissionalizante, eram formados por delegados de Maceió.
 

por Redação

Comentários comentar agora ❯

  • Erbson Fico feliz que Penedo tenha sido tão bem representada porque, acredito que educação gira em torno de estar entusiasmado com algo. Em matéria de educação, é preciso mesmo levantar as bandeiras e assumir as marchas pois, as pessoas influenciam-nos, as vozes comovem-nos, os livros convencem-nos, os feitos entusiasmam-nos. Espero tenhamos bons frutos!
  • analúcia educadora Muito bem representada está a nossa cidade pela keith.Realmente ela tem feito um ótimo trabalho à frenta do Conselho de penedo.parabéns!
  • Melissa Parabéns Keity, você merece ser sucesso, pois, é uma grande profissional da educação. Penedo não poderia ter representação melhor!
  • Melissa Indo além....Alagoas não podia ter representação melhor!
  • rosilene Parbéns kETH, Penedo esta bem representado por vc.
  • Lúcia Minha filha, parabéns!!!!! Estou muito orgulhosa do seu empenho e determinação em levar o nome da nossa cidade além dos nossos limites, ou seja, ao sul do País. Seu interesse em aprender cada vez mais só poderia chegar ao reconhecimento do Órgão o qual representa. Parabéns, mais uma vez, Coordenadora do CONAE Litoral Sul de Alagoas, você merece todos os méritos!! Como mãe, só posso ficar mais e mais orgulhosa da sua dedicação à Educação de Penedo. Beijos, minha filha, te amoooooooooooooo!!!
  • Lúcia Guimarães Minha filha, estou mega feliz por você ter levado o nome da nossa querida cidade para o âmbito nacional. Todos os seus esforços, dedicação e, acima de tudo, perseverança em aprender cada vez mais só teria como resultado o reconhecimento do Órgão o qual você representa. Parabéns Coordenadora do CONAE, do Litoral Sul de Alagoas!!!! Que mãe não se sentiria orgulhosa? Beijos, filha!!!!
  • SANDRA (Sindspem) Parabéns Companheira! Vc orgulha e eleva o nome de Penedo pelo Brasil, através de seu talento e competência. É de gente como vc que Penedo precisa!.