19 Março 2018 - 15:19

Undime/ AL lança campanha de alfabetização em Penedo nesta quarta-feira (21)

Assessoria
O evento será encerrado após o debate com os participantes.

A União Nacional dos Dirigentes da Educação em Alagoas (Undime/AL) elegeu a alfabetização na idade certa como tema central para o ano 2018. Para marcar o início dos trabalhos, a Undime lança a campanha Letra São Asas durante o I Seminário da Undime sobre Alfabetização. O evento será realizado nesta quarta-feira (21), no Theatro 7 de Setembro, cidade de Penedo.

Com o tema “ Construir uma Política de Alfabetização: Toda Criança Alfabetizada!”, a Undime irá reunir dirigentes e técnicos para discutir sobre a importância da alfabetização na idade certa, os resultados da Avaliação Nacional da Educação (ANA), Estratégias para Elevação da Alfabetização nos Municípios e sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

De acordo com o presidente da Undime/AL, o secretário de Educação de Marechal Deodoro, Marcelo Beltrão, o Seminário e a Campanha Toda Criança Alfabetizada tem como proposta central sensibilizar não só os dirigentes municipais da Educação, como a população e outras instituições que possam abraçar a causa.

“Este será o primeiro Seminário deste ano e nele vamos lançar nossa Campanha de Alfabetização. Nós queremos e vamos trabalhar para que toda criança seja alfabetizada na idade certa. Durante o evento vamos tratar dos assuntos voltados para a educação e alfabetização com palestras e debates. Nosso maior objetivo é fazer com que todos se sensibilizem, não só os secretários de Educação, mas toda a população. Queremos mostrar o quanto a alfabetização é importante para as outras etapas de ensino e mostrar que é possível fazer um resultado diferente, copiando os bons exemplos e modelos que estão dando certo. Além disso, queremos também sensibilizar e ter o apoio de instituições como Ministério Público e Governo do Estado para que possamos avançar para um caminho diferente e ter resultados melhores para este ano”, disse o presidente.

Programação

O I Seminário da Undime sobre Alfabetização será realizado no Teatro 7 de Setembro, localizado na Avenida Floriano Peixoto, no Centro Histórico de Penedo.

O evento começa às 8h com credenciamento dos participantes e uma apresentação cultural. Em seguida será realizado o lançamento da campanha “Construir uma Política de Alfabetização: Toda Criança Alfabetizada!”, pelo presidente Marcelo Beltrão.

Ainda durante o Seminário, será realizada a entrega do Prêmio Professor do Brasil 2017. Além disso, serão realizadas um painel sobre Estratégias para Elevação da Alfabetização nos Municípios, apresentados pelos dirigentes dos municípios de Teotônio Vilela, Jequiá da Praia e Maceió.

Já na parte da tarde os participantes assistirão às palestras sobre o Plano de Ação para Implementação da BNCC nas Redes Municipais de Ensino Coordenação do Comitê Gestor em Alagoas; e A Base Nacional Comum Curricular e a Construção da Proposta Curricular da Educação Infantil.

O evento será encerrado após o debate com os participantes.

Confira a programação completa:

8h30- Mesa de abertura:

Marcelo Beltrão Siqueira – Dirigente Municipal de Educação de Marechal Deodoro - Presidente da UNDIME/AL.

Secretário de Estado da Educação da Educação – Luciano Barbosa

Marcius Beltrão – Prefeito do Município de Penedo

Carlos Rubens Araújo - Dirigente Municipal de Educação de Dois Riachos e Vice-Presidente da UNDIME/AL

Cintya Alves da Silva – Secretária Municipal de Educação de Penedo

9h - Hino do Estado de Alagoas

Entrega do Prêmio Professor do Brasil - 2017

Lançamento da Campanha da UNDIME: Toda Criança Alfabetizada.

Marcelo Beltrão Siqueira – Dirigente Municipal de Educação de Marechal Deodoro - Presidente da Undime/AL

10h30 - Parada para o Café

10h5 - Painel: Estratégias para Elevação da Alfabetização nos Municípios

Município de Teotônio Vilela

Município de Jequiá da Praia

Município de Maceió

12h - Debate

12h30 - Parada para o Almoço

13h30 - Palestra: Plano de Ação para Implementação da BNCC nas Redes Municipais de Ensino Coordenação do Comitê Gestor em Alagoas

14h30 – Palestra: A Base Nacional Comum Curricular e a Construção da Proposta Curricular da Educação Infantil.

Patrícia Gomes de Siqueira - Mestra em Educação Brasileira/UFAL – Coordenadora da Etapa da Educação Infantil para BNCC

15h30 Debate

Encerramento

por Assessoria

Comentários comentar agora ❯