Skip to content

Evento ?Penedo Na Rota do Mel? retoma uso do recém inaugurado Chalé dos Loureiros

  • Home
  • Penedo
  • Evento ?Penedo Na Rota do Mel? retoma uso do recém inaugurado Chalé dos Loureiros

Evento ?Penedo Na Rota do Mel? retoma uso do recém inaugurado Chalé dos Loureiros

Dois dias após receber o Chalé dos Loureiros, a Fundação Casa do Penedo promove a primeira atividade de caráter científicio na sede do imóvel onde funcionará o Centro de Referência e Museu do Rio São Francisco.

A atividade aberta para estudantes das unidades Penedo do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) acontece nesta terça-feira, 18, e tem tudo a ver com as propostas do espaço cultural que vai expor acervo e equipamentos relacionados ao Velho Chico, das nascentes ao encontro com o mar.

Idealizado pelo fundador da Casa do Penedo, Dr. Francisco Alberto Sales, e equipe da casa de cultura, “Penedo na Rota do Mel” reunirá especialistas em desenvolvimento sustentável que apontam a meliponicultura como fator de desenvolvimento, especialmente para a região do Baixo São Francisco.

Com formato de mesa redonda, o evento é focado nas práticas de cultivo da abelha Uruçu do Nordeste (Melipona Scutellaris), inseto nativo da região com uma característica peculiar: a uruçu não tem ferrão.

De fácil manejo, a Uruçu do Nordeste produz mel de valor comercial maior do que das demais espécies e é importante polinizadora da Mata Atlântica por preferir florada de árvores frondosas.

A importância das abelhas nativas para o Rio São Francisco, especialmente no que diz respeito à revitalização, é o tema da palestra do engenheiro agrônomo Pedro Acioli, presidente da Câmara Setorial de Apicultura e Meliponicultura de Alagoas. A programação prevê ainda atividade prática e visita guiada a um local de cultivo da abelha Uruçu.

Outro tema relacionado ao Rio São Francisco será apresentado por Magda Fonseca Queiroz Mota. Doutora em Ciência Política e Políticas Públicas, ela vai proferir palestra sobre “A Participação da Sociedade Civil Organizada no Caso de Transposição de Bacias Hidrográficas: uma experiência entre Brasil e Espanha”, tese que defendeu na Universidade de Salamanca, Espanha.

Magda Fonseca é ainda Mestra em Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente e também entusiasta da meliponicultura, atividade capaz de gerar desenvolvimento sustentável para o Vale do Rio São Francisco.

O evento “Penedo Na Rota do Mel” também é a contribuição da Fundação Casa do Penedo para a 12ª Primavera dos Museus – Celebrando a Educação em Museus, evento que será mediado pelo engenheiro Geraldo Fonseca Mota, funcionário da Codevasf, com início às 8h30. Os participantes terão direito a certificado com carga horária de 4 horas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também