Skip to content

Encontro reúne prefeitos para discutir destino final do lixo

  • Home
  • Penedo
  • Encontro reúne prefeitos para discutir destino final do lixo

Encontro reúne prefeitos para discutir destino final do lixo

Com o objetivo de trabalhar a destinação final dos resíduos sólidos e acabar com os chamados “lixões” nos municípios alagoanos, a Secretaria de Recursos Hídricos e ambiente urbano do Ministério do Meio Ambiente, realizou no auditório do SEBRAE, em Penedo, uma reunião com Prefeitos e representantes do município sede, além de Feliz Deserto, Piaçabuçu, Igreja Nova, Coruripe, Jequiá da Praia, Roteiro, Boca da Mata, Junqueiro, e Teotônio Vilela.

O evento contou com a presença dos prefeitos e secretários da região, além do Coordenador de Meio Ambiente da Prefeitura de Penedo, Maciel Nunes e do Secretário Estadual de Meio Ambiente Alex Gama de Santana. Representando o Governo Federal estavam presentes ao evento, Silvano Silvério que é Diretor de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente e Nadja Limeira, Gerente de Resíduos do Ministério das Cidades.

O Diretor de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano Silvano Silvério fez uma explanação sobre o tema, ressaltando que a produção de resíduos sólidos, cresce mais do que a população. Afirmou também que somente a construção de aterros sanitários não resolve o problema, já que muitos dos que foram construídos e financiados pelo Governo Federal acabaram virando lixões, pois o funcionamento do aterro custa muito caro e muitos municípios não conseguem operá-los.

Silvano Silvério afirmou que para resolver o problema é preciso adotar um novo modelo de gestão, que consiste em formar um consórcio entre alguns municípios. Com relação a Penedo, foi apresentada a proposta de construir um aterro sanitário para atender aos municípios de Feliz Deserto, Porto Real do Colégio e Igreja Nova. Também foi mostrado o modelo de coleta seletiva, que diminui a quantidade de lixo destinado ao aterro, já que o material recolhido seria destinado à reciclagem.

Após a apresentação do tema, ocorreu um debate, com o objetivo de se analisar a viabilidade dos projetos, uma oportunidade para questionamentos e para que as dúvidas fossem sanadas. No entanto a discussão a cerca do tema terá prosseguimento na próxima quarta-feira, dia 23 de setembro, quando haverá uma reunião em Maceió com os municípios envolvidos e com a presença dos técnicos do Ministério do Meio Ambiente e do Secretário Estadual de Meio Ambiente Alex Gama de Santana. Na oportunidade será feito um estudo técnico de regionalização e viabilidade do projeto, para que possa haver a conclusão dos trabalhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também