17 Novembro 2017 - 07:58

Pronatec: Ifal e Prefeitura de Penedo retificam informação sobre bolsa

Divulgação
O valor de R$ 50 informado anteriormente corresponde ao limite do auxílio por dia de aula. O cálculo real leva em conta o contexto do município.

As inscrições para os cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em Penedo foram prorrogadas até às 17 horas desta sexta-feira (17) e poderão ser efetuadas no prédio da Secretaria Municipal de Cultura, Juventude, Esporte e Lazer, situada na Rua Dâmaso do Monte, Centro Histórico do município ribeirinho.

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e a Prefeitura de Penedo aproveitam para esclarecer a informação divulgada anteriormente sobre o valor da ajuda de custo a ser concedido aos estudantes do Pronatec por dia efetivo de aula.

A Resolução nº 4, de 16 de março de 2012 (MEC/FNDE), que trata da bolsa-formação do Pronatec, não estabelece valor fixo para pagamento do auxílio. Os R$ 50,00 (cinquenta reais) informados correspondem, na verdade, ao limite do valor que pode ser repassado ao estudante. O cálculo real leva em conta o contexto de cada município no que se refere ao custo médio de deslocamento em transporte público e alimentação para frequência do estudante nas atividades do curso.

Para quem tem interesse e ainda não se inscreveu, as opções de curso são duas: Auxiliar de Conservação de Acervos (aulas três dias por semana) e Assistente de Produção Cultural (aulas dois dias por semana). Cada um oferta 50 vagas e os requisitos para participar inclui ter idade mínima de 18 anos e o ensino médio incompleto. As aulas acontecerão no período noturno, no Ifal Penedo, a partir do dia 30 de novembro, com término previsto para março do próximo ano.

Formação profissional - Os cursos têm como objetivo promover aos participantes a oportunidade de formação profissional numa perspectiva cidadã, criando condições para uma melhor inserção no mundo do trabalho, favorecendo o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes capazes de torná-los proficientes no campo específico de atuação.

O auxiliar de conservação de acervos atua na prestação de serviços na área de conservação preventiva de acervos bibliográficos, arquivos de vídeo, música, entre outros. Já o assistente de produção cultural auxilia na implementação de projetos de produção de espetáculos artísticos de música, dança e teatro, a partir da apropriação de conhecimentos da linguagem e produção artísticas e de gestão organizacional. 

por Redação com Assessoria

Comentários comentar agora ❯