16 Setembro 2018 - 08:21

Fotos: Após reforma e modernização, Chalé dos Loureiros é entregue à população de Penedo

Cone Freire - aquiacontece.com.br
Obra de restauração foi inaugurada na noite deste sábado, 15 de setembro

Foram aproximadamente R$ 1,7 milhão em investimentos, recursos do Programa de Aceleração do Crescimento das Cidades Históricas (PACCH) e algum tempo de reforma, para só então, os penedenses terem de volta o Chalé dos Loureiros.

Modernizado, o local foi entregue na noite deste sábado, 15 de setembro, em uma solenidade bastante concorrida que contou com a presença da sociedade civil, autoridades locais e representantes do Ministério da Cultura.

Agora, totalmente recuperado, o imponente casarão localizado na Avenida Getúlio Vargas, número 01, que foi construído no século 19 pelo engenheiro Joaquim Loureiro e que pertence à Fundação Casa do Penedo, abrigará o Museu do Homem do São Francisco e servirá como local para visitação de turistas estimulando o desenvolvimento no município ribeirinho.

Na oportunidade, o prefeito de Penedo, Marcius Beltrão, destacou a importância da restauração do Chalé dos Loureiros por sua dimensão histórica, social e arquitetônica, enfatizando também que a cidade foi contemplada com outros projetos referentes ao PAC das cidades históricas, buscando o resgate e a recuperação de prédios centenários e históricos.

Com a restauração foram dadas condições para o resgate da história de Penedo e agora, o Chalé será a casa mais importante a abrigar a história relativa à biografia da cidade, já que o prédio aparece nas primeiras fotos do município, que é um dos primeiros núcleos populacionais da margem do Rio São Francisco.

Clique AQUI e confira as fotos do evento

por Redação

Comentários comentar agora ❯