14 Julho 2020 - 09:40

Com investimento de cerca de R$ 5 milhões, obra no Centro de Convenções de Penedo entra na fase final

Reprodução
Prédio será dotado de acessibilidade com elevadores, moderno sistema de som e iluminação, além de novos conjuntos sanitários

Orçada em aproximadamente R$ 5 milhões, a obra de restauração do antigo Cine São Francisco entrou em sua fase final. O prédio, que antes era apenas uma boa lembrança na cabeça de muitos penedenses, está sendo totalmente reformado para se tornar o maior e mais moderno Centro de Eventos e Convenções do interior de Alagoas, com capacidade para 1.100 lugares.

Na última semana, o prefeito Marcius Beltrão e o vice Ronaldo Lopes participaram no palácio do Governo de Alagoas da assinatura da ordem de serviço para recuperação da rodovia AL-110, no trecho compreendido entre os municípios de Penedo e São Sebastião. Na oportunidade, os gestores conversaram com o governador Renan Filho também sobre o Centro de Convenções de Penedo.

De acordo com Ronaldo Lopes, o governador garantiu que o Estado vai adquirir as poltronas do Centro de Eventos e Convenções de Penedo para que o prédio histórico possa ser inaugurado em breve e se torne mais uma ferramenta importante para o desenvolvimento turístico do município, principalmente o turismo de negócios, que vem crescendo em larga escala, gerando emprego e renda.

“Assim como tem sido desde que assumiu o comando do Governo de Alagoas, o governador Renan Filhou mostrou mais uma vez que está alinhado com as coisas de Penedo e prometeu que vai adquirir as poltronas para o nosso Centro de Convenções. Ficamos muitos felizes e agradecidos por termos mais esse pedido atendido. Essa parceria com o Governo é de fundamental importância para o desenvolvimento de nossa cidade”, explicou Lopes, que acompanha de perto o avanço das obras estruturantes que estão em andamento na cidade ribeirinha.

Os recursos para a construção do Centro de Convenções de Penedo, que será dotado de acessibilidade com elevadores, moderno sistema de som e iluminação, além de novos conjuntos sanitários no térreo e mezanino, são provenientes de emenda parlamentar do então deputado Renan Filho, posto no orçamento do Ministério do Turismo.

A ideia em explorar Penedo pela vertente turismo de negócios iniciou com o arquiteto penedense e superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Mário Aloísio Barreto. O IPHAN através de estudo técnico detectou que a cidade possuía viabilidade para este segmento.

HISTÓRIA

A sala onde abrigou o Cine São Francisco é um anexo no térreo do hotel de mesmo nome. Entre 1975 e 1982 sediou o Festival do Cinema Brasileiro. Inaugurado em 1959, a sala de exibições representou naquele ano o apogeu econômico do Baixo São Francisco, com uma das salas mais modernas do País. Mais tarde, no ano de 1962, o Hotel São Francisco seria inaugurado. Seis painéis do artista Luiz Gonzaga Cardozo Ayres (Recife/PE 1910-1987) decoram o ambiente, três em cada lateral superior.
 

por Redação

Comentários comentar agora ❯