Skip to content

Secretaria de Saúde orienta penedenses sobre a realização do pré-natal durante gestação

  • Home
  • Penedo
  • Secretaria de Saúde orienta penedenses sobre a realização do pré-natal durante gestação

Secretaria de Saúde orienta penedenses sobre a realização do pré-natal durante gestação

Os Técnicos da Secretária Municipal de Saúde da Prefeitura de Penedo, Marconde Firmino e Loide Cristina, participaram na tarde desta segunda-feira, 13, do Programa Vida Real da Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e penedofm.com.br), interagindo com os ouvintes da emissora sobre o pré-natal que é direcionado às gestantes na rede pública de saúde em Penedo.

Respondendo as perguntas do radialista Luiz Carlos (Luizão), âncora do programa que é líder de audiência no horário, Marconde Firmino que é coordenador da Atenção Básica no município, trouxe informações importantes para as ouvintes, principalmente as que estão em período de início de gestação. Marconde lembrou que quando a menstruação da mulher está atrasada a mesma deve de imediato procurar a unidade de saúde, pois se ela não estiver grávida, certamente está com algum problema de saúde.

As informações revelaram que cerca de 596 gestantes são atendidas atualmente pela Prefeitura de Penedo, sendo informado que no primeiro trimestre todas realizaram uma série de exames, sendo chamada a atenção para o fato de que a preocupação da secretaria de saúde quando da realização de ultrassom não é apenas para saber o sexo da criança, mas, ter o conhecimento necessário acerca da saúde da criança durante a evolução do feto. “Mãe, se você quer ter uma gestação tranquila, então procure o PSF desde a constatação positiva da gravidez”, disse Marcondes.

A técnica Loide Cristina, responsável pela marcação dos exames, principalmente das gestantes, revelou que um fato lamentável é a ausência das pacientes nos locais indicados para a realização dos exames de ultrassom. “Infelizmente temos situações de pacientes que já tiveram seus exames marcados por três vezes e não compareceram em nenhuma das vezes”, lamentou Loide.

Os servidores da saúde destacaram o empenho do Secretário de Saúde Pedro Madeiro, quando tem priorizado o atendimento tanto na zona urbana quanto rural, promovendo a integração das mulheres em grupos de gestantes, oportunidade em que elas participam de palestras educativas, procedimentos de acompanhamento do processo evolutivo da gestação, dicas nutricionais e procedimentos médicos para casos de alto risco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também