13 Outubro 2009 - 15:54

II Jornada Cultural movimenta Penedo

Aloisio Leahy

De 13 a 17 de outubro, a cidade do Penedo vai viver uma semana de literatura e arte. Nesta terça-feira (13) a abertura acontecerá com uma Sessão Solene que homenageará pessoas que se destacaram por suas ações e prol do desenvolvimento cultural da região. A ‘Comenda do Mérito Cultural Barqueiros do Velho Chico’ será oferecida a algumas pessoas e, entre elas está a presidenta da Fundação Educacional do Baixo São Francisco Raimundo Marinho, Lysia Ramalho Marinho.

Na programação estão previstos retreta, apresentação de coral e do Grupo Parafolclórico Transart, homenagem pelos 350 anos da chegada dos primeiros franciscanos no Penedo. Após aposição de placa, será celebrada uma missa pelos frades, concerto musical, ‘Concurso Cidade do Penedo de Poesia e Conto’, exposição de arte plástica (óleo sobre telas) da artista Márcia Andrade e apresentação do Balé da Casa da Amizade.

Na sexta-feira os organizadores farão a recepção da caravana que vai refazer a ‘rota do Imperador’, e será prestada no Museu do Paço Imperial uma homenagem com colocação de placa pelos 150 anos da visita de D. Pedro II a Penedo. À noite acontecerá a V Edição do espetáculo ‘Uma Cidade a Cantar’, além da exposição da arte plástica. Depois do espetáculo, a partir da Praça Jácome Calheiros, a Seresta da Pitanguinha seguirá arruando pela cidade em homenagem a prédios e monumentos históricos e ao Rio São Francisco.

No sábado um desfile cultural passará pelas ruas do centro histórico, seguindo em direção à orla fluvial, onde serão expostos resultados das oficinas de arte. Durante a semana acontecerão oficinas de música, pintura, escultura, artesanato e teatro, no Monte Pio dos Artistas, Casa São Francisco, Círculo Operário, Ponto de Cultura da Casa do Penedo e Theatro Sete de Setembro.

Haverá um seminário sobre “Educação Patrimonial”, no Sindispen, sob responsabilidade da UFAL-Polo de Penedo; um sobre “Escola de Santeiros”, na Fundação Casa do Penedo. E o seminário “Engenhos de Açucar no Penedo”, organizado pela Fundação Educacional do Baixo São Francisco Raimundo Marinho. O fechamento das cortinas para as ações culturais da semana acontecerá no sábado com a promoção de um grande encontro de penedenses espalhados por todo o mundo, que marcarão presença no encerramento da jornada cultural.

 

por Rafael Medeiros com assessoria

Comentários comentar agora ❯

  • Micaely Lima A programação está linda realmente nós penedenses temos muitos talentos na terra amada. Mas, por favor, podem informar os horários das festividades. Obrigada fico grata.