13 Janeiro 2014 - 09:56

Protesto em defesa do Rio marca procissão do Bom Jesus dos Navegantes de Penedo

Roberto Miranda - aquiacontece.com.br
Com baixa vazão, percurso foi alterado e a cidade sergipana de Santana do São Francisco ficou de fora

O ponto alto da festa em homenagem ao Glorioso Bom Jesus dos Navegantes é a procissão terrestre e fluvial, que acontece anualmente no segundo domingo de janeiro, onde milhares de fiéis seguem o cortejo pelas principais ruas do Centro Histórico, para depois seguir pelas águas do São Francisco.

E neste ano, durante a procissão, momento que a cidade está repleta de penedenses, turistas e autoridades, vários jovens usaram o momento para protestar em defesa do Rio São Francisco. Faixas com diferentes dizeres foram espalhadas pela cidade e, até colocadas na frente da procissão terrestre. Também na balsa que levou o andor com a imagem pelas águas do Velho Chico, uma faixa preta com letras brancas foi colocada na lateral: Se o Rio secar, o que vamos festejar?

“Os jovens sempre estão atentos aos problemas da sociedade. Então, estudantes secundaristas, universitários e ligados à Igreja, resolveram se unir para fazer um alerta em defesa do Rio São Francisco. Não posso afirmar que toda à Igreja apoiou, não tenho conhecimento se eles conversam com o Bispo Diocesano de Penedo, Dom Valério Breda. Com relação às faixas na procissão, eu autorizei. Sou a favor de atitudes que lutam pela sociedade”, explicou padre Samuel Ventura, pároco da Catedral Diocesana de Penedo.

A jovem estudante secundarista que também empunhou um cartaz, com a frase - “SOS São Francisco” -, disse que participou do protesto com o propósito que todos reconheçam o sua importância. “Os jovens se interessam pelo o que está acontecendo com o nosso Velho Chico, e se ele morrer como vamos festejar a festa do ano tão esperada? Então, tudo isso foi muito gratificante, espero que depois do nosso alerta, o povo saiba reconhecer o valor do Velho Chico”, observou Ariane Oliveira.

130 anos de celebração

Roberto Miranda - aquiacontece.com.brNeste ano, a cidade de Penedo celebrou o protetor dos ribeiros pela 130ª edição. E a imagem do Glorioso Bom Jesus dos Navegantes completou 100 anos de esculpida pelo santeiro Cesário Procópio dos Mártyres, ocasião que o mestre foi homenageado através dos seus familiares.

Religiosidade

O Glorioso Bom Jesus dos Navegantes é celebrado em todas as cidades ribeirinhas alagoanas e sergipanas do Baixo São Francisco. Em Penedo, a festa religiosa teve início no dia 04 de janeiro e encerrou com uma grande programação no domingo (12). Às 06hrs, a primeira missa marcou os ritos religiosos na Igreja de Santa Cruz do Bom Jesus dos Navegantes.

E às 15hrs, a tradicional procissão com a imagem do protetor dos beiradeiros percorreu as principais ruas de Centro Histórico, até o porto das balsas, para seguir em cortejo pelas águas do São Francisco, abençoando os ribeirinhos. A surpresa deste ano, foi à cidade sergipana de Santana do São Francisco, que ficou de fora do percurso fluvial, devido a baixa vazão do Rio. A agência Fluvial de Penedo confirmou que um grande banco de areia próximo ao bairro Santo Antônio, impediu a passagem das embarcações.

Após a procissão fluvial que percorreu a margem de Penedo, retornando no Barro Vermelho, seguindo até Morro do Aracaré, em Neópolis, a procissão chegou ao porto da ‘Cidade do Sobrados’, para seguir em cortejo novamente terrestre. Os ritos religiosos foram encerrados com uma grande missa campal ao lado da Igreja de Santa Cruz, presidida pelo Bispo Diocesano de Penedo, Dom Valério Breda. 

por Roberto Miranda

Comentários comentar agora ❯

  • OBSERVADOR CADÊ O BISPO, QUE NÃO VÍ DURANTE TODA PROGRAMAÇÃO?