12 Maio 2010 - 18:14

Áudio: MPE constata irregularidades de ex-prefeito de Penedo

Fernando Vinícius - aquiacontece.com.br
Processo investigado por José Carlos Castro comprovou irregularidades

O Ministério Público Estadual (MPE) constatou irregularidades na comprovação de gastos durante a gestão do ex-prefeito de Penedo, Alexandre Toledo (PSDB). A afirmação é do promotor de justiça José Carlos Castro, entrevistado nesta quarta-feira, 12, no programa Lance Livre (Rádio Penedo FM/97,3 Mhz).

Coordenador estadual de Combate aos Crimes de Improbidade Administrativa, entidade criada recentemente no MPE alagoano, o promotor referia-se à denúncia formalizada pelo advogado Ednaldo Maiorano, ex-procurador geral do município de Penedo. No final de 2004, último ano da primeira administração do gestor tucano, R$ 7.900 foram justificados para aquisição de material elétrico, compra que apresenta selo da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) em nome de uma empresa de confecções.

Eletro Center ou Gente Miúda

No empenho que comprova o uso do recurso público, consta nota fiscal da empresa Eletro Center, sediada em Maceió, relacionando fios flexíveis, soquetes para lâmpadas e lâmpadas de 40 e de 80 watts. Cópia de consulta ao site da Sefaz indica que o selo obrigatório para as transações com cobrança de ICMS (Impostos Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) apresentado na nota da loja de material elétrico pertence à indústria de confecções Gente Miúda, com sede em Arapiraca.

A descoberta do vereador Alcides Andrade Neto, o Cidoca (PR), foi divulgada no plenário da casa parlamentar. Ele também citou em seu discurso compra de material escolar em empresa do ramo de bebidas (cerveja), conforme inscrição estadual registrada na nota de compra anexada ao empenho. “No caso de Penedo, a ação está tramitando, as partes já foram citadas, procuraram se defender e nós já temos elementos de provas suficientes para juntarmos essa ação, comprovando a ocorrência das irregularidades apontadas”, declarou José Carlos Castro.

Em relação às outras ações encaminhadas ao núcleo do MPE que coordena, o promotor de justiça criticou a repetição de fatos lamentáveis, “notícias que não são surpresa”, como se referiu aos processos sobre contratação de pessoal sem concurso público, constatação de contratos irregulares, uso de licitações fraudulentas e situações que apontam para enriquecimento ilícito. Com base nas investigações prejudicadas por falta de melhor estrutura do MPE, limitado por seu orçamento reduzido, Castro considera Alagoas um “laboratório de atos de improbidade administrativa”.
 

por Fernando Vinícius

Comentários comentar agora ❯

  • Emanuela Queiroz E agora, uma vez q ficou comprovado o desastre, a lambança, o q está sendo feito ou será feito p o responsável pagar pelos seus erros? Afinal, o povo de PENEDO queria uma resposta, uma vez q já a tem, agora resta a solução.
  • Penedesnse indignado O poder publico municipal deveeria pedir a prisão do Sr. Alexandre Toledo porque lugar de LADRÃO é na prisão e não disfrutando da riqueza adquirida através dos anos que passou na prefeitura. Parabens Alexandre Toledo, esta dando lição de como se apropria do que não é seu e sair numa boa, assim parece que o crime compensa.
  • Ana Eleusa QUER DIZER QUE QUEM VAI PAGAR OS ROUBOS SÃO OS FUNCIONÁRIOS.ISSO É PARA APOPULAÇÃO DE PENEDO APRENDER ESCOLHER SEUS REPRESENTANTES. CADEIA NELES OU SERÀ QUE NÃO SÃO LADROES DONA IVANA E ALEXANDRE CASAL METRALHA.
  • Antonio Lins É bom lembrar que o uso destas notas, segundo noticiado é referente a gestão de 1996 a 2004 , imaginem agora que ele quebrou o municipio!!!! E o Promotor vai fazer o que , pois toda hora o Vice Israel diz que o municipio está falido , ou fica por isso mesmo?
  • Marcelinho Algumas perguntas que não calam: Penedo acorda bem cedo e já dorme sem medo do amanhecer de novo? Já conhece o sentimento grande e o amor de Alexandre? Alexandre é um trabalhador, honesto e de valor? Alexandre é o nosso amigo fiel e está sempre do nosso lado? Penedo hoje é livre e respeitada? O que é "bom" voltou pra esse lugar pra trazer mais respeito pro povo? Esses são trechos retirados da música de campanha do Sr. Alexandre Toledo. Será que ele cumpriu alguma coisa?
  • Elisio Duarte A população de Penedo não precisa que ninguém constate que a gestão do ex-prefeito Alexandre Toledo e a atual estão cheias de irregularidades, estamos todos fartos de saber disso tudo. O que nós precisamos é que a justiça seja feita e os culpados sejam punidos. Quando é que isso vai acontecer? Até onde eu sei é o próprio promotor José Carlos Castro quem está responsável pelos processos de improbidade do ex-prefeito e até hoje nada ele resolveu. Nós estamos esperando por isso.
  • RODRIGO BARRETO NOVIDADE...... KKKKKKK EU ACHO É... TOME!!!
  • Gracinha Muito boa a sua colocação MARCELINHO bem lembrado...espero que a papulação penedense dê o troco ao Alexandre pq o que ele fez foi deshumano a população deu um voto a ele de confiança e ele faz esse absurdo com o povo. Pois ele q aguarde. ABRAÇOS A TODOS E ATÉ OUTUBRO.
  • Henrique Padilha Parece que as coisas já começam ser esclarecidas, agora vamos conhecer de verdade que é o Sr. Alexandre Toledo e sua galera, parabéns ao Promotor de Justiça Dr. José Carlos de Castro por seu grande trabalho no MPE, sabemos que essas denúncias já tem bastante tempo mais um dia o povo de Penedo com certeza vai saber a verdade, aliás já estar começando, se cuida ex-prefeito a casa vai começar a cair de novo e sua galera vai junto.
  • Milena Isso é uma lição para aqueles que tanto criticaram o ex-prefeito Marcius Beltrão, infelizmente o povo teve o governante que mereceu (ladrão, mentiroso), e nós estamos de alma lavada, esperando o dia que o povo de Penedo tenha merecimento do melhor prefeito que já existiu. MARCIUS BELTRÃO.
  • penedense envergonhada É infelizmente, uma situaçõa que envergonha a nós penedenses e a cidade de Penedo, tão elogiada por turistas. Estes governantes que são colocados no poder e que não governam a cidade, eles entram para se enriquecerem, luxarem e denigrir a imagem da cidade e dos ribeirinhos. QUE VERGONHA ESSE TAL ALEXANDRE TOLEDO E SUA COMITIVA. CHEGA A DAR NAÚSEAS E VÔMITOS.
  • Ednaldo Fernandes Ô penedense indignado, se for prender os polítcos ladrões, desonestos e trambiqueiros que passaram pela Prefeitura e pela câmara municipal de Penedo, vão ter que construir uma cadeia gigante! conta-se nos dedos de uma mão,os políticos honestos que passaram pela Prefeitura. Enquanto o povo não aprender a votar vai continuar do mesmo jeito, ontem, hoje e sempre. Se alguém souber, que me responda, porque à população de Penedo não se une e coloca na Prefeitura políticos bons? precisa respon