10 Dezembro 2018 - 09:52

Agência Fluvial de Penedo inicia trabalhos da Operação Verão 2018/2019

arquivo - aquiacontece.com.br

O objetivo da Operação Verão é a intensificação de ações de conscientização e de fiscalização do tráfego aquaviário nas áreas de maior concentração de embarcações, sobretudo as de esporte e recreio e de turismo náutico, quanto ao cumprimento da Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário (LESTA), em especial, na observância dos aspectos de segurança como a utilização do material de salvatagem (boias e coletes salva-vidas) e da regularização da documentação das embarcações e dos seus condutores, como também coibir o consumo de bebida alcoólica, no intuito de evitar a ocorrência de acidentes e infrações.

Serão utilizados etilômetros e nos casos em que for constatado o consumo de bebida alcoólica, cujo limite de teor esteja acima do permitido por lei, além da aplicação de medidas administrativas, que incluem multa, suspensão ou cancelamento da habilitação do condutor e apreensão da embarcação, o infrator será apresentado à autoridade policial competente, para a adoção das medidas penais cabíveis.

A principal causa dos acidentes com embarcações de esporte e recreio é a falha humana, o que por vezes pode resultar em consequências irreversíveis. Para minimizar a possibilidade da ocorrência de acidentes náuticos, a Operação deste ano traz como foco principal a valorização da vida e a responsabilidade do proprietário e do condutor da embarcação, especialmente durante as atividades de lazer.

Dados da Diretoria de Portos e Costas mostram que mais de 28% dos acidentes registrados em 2018 envolveram embarcações de esporte e recreio, com 29% do total de vítimas fatais nesse segmento, que respondeu, ainda, por 31% dos feridos.

Ao longo de toda a Operação Verão militares que atuam nas Capitanias, Delegacias e Agências se mobilizam para verificar o cumprimento das regras de segurança da navegação. Em nosso Estado, a Capitania dos Portos de Alagoas (CPAL) e a sua Organização Militar subordinada, a Agência Fluvial de Penedo (AgPenedo), se farão presentes, com equipes para Ações de Fiscalização do Tráfego Aquaviário no litoral, rios e lagoas da jurisdição.

A Operação Verão 2018/2019 incluirá também ações de presença de agentes da Autoridade Marítima Brasileira em entidades náuticas, clubes, marinas e colônias de pescadores, para realização de palestras educativas e dicas sobre as principais normas de segurança da navegação.

Destaca-se que, na Capitania dos Portos de Alagoas e Agência Fluvial de Penedo, existem 4.094 embarcações de esporte/recreio inscritas, 1.812 embarcações de passageiros e 7.267 embarcações de pesca. Na última Operação Verão foram inspecionadas 2.880 embarcações, das quais 293 foram notificadas por infrações às Normas, e 25 foram apreendidas por apresentarem riscos à segurança do tráfego aquaviário.

Algumas recomendações para a Segurança da Navegação:

- Esteja atento e vigilante durante a navegação.

Você é o responsável por tudo que acontece a bordo. O timão está em suas mãos!

- Respeite as distâncias às praias e margens, conheça o local por onde irá navegar e respeite os banhistas.

Lembre-se, seu direito termina quando começa o do outro.

- Tenha em mãos a sua habilitação e os documentos obrigatórios da embarcação e dentro dos prazos de validade.

Confira tudo antes de sair e passe o dia tranquilo.

- Conduza sua embarcação com velocidade segura.

Isso permite a realização de manobras em caso de situação imprevista, evitando acidentes.

- Faça manutenção preventiva na sua embarcação.

As embarcações precisam de cuidados constantes. Cuide!

- Não consuma bebidas alcoólicas quando for conduzir sua embarcação.

Quando existe respeito, a diversão não tem limites.

- Respeite o limite de pessoas a bordo e garanta a estabilidade da embarcação.

A maioria dos acidentes com vítimas fatais são causados por esse descuido.

- Informe seu plano de navegação e a lista das pessoas a bordo ao seu Iate Clube / Marina ou Capitania/Delegacia/Agência.

Navegar é bom, mas mantenha contato com terra firme.

- Calcule o consumo de combustível para ir e voltar.

Faça o cálculo em três partes: um terço para ir, outro para voltar e um de reserva.

- Quando ancorado, não acione motores ou movimente a embarcação se tiver alguém por perto na água.

Verifique a área antes da partida dos motores. A diversão e a segurança precisam navegar juntas!

- Material de salvatagem a bordo.

Tenha coletes salva-vidas homologados pela Marinha do Brasil para todos a bordo; boias e extintores de incêndio na validade.

- Não polua mares, rios e lagoas.

Lugar de lixo é no lixo.

Para orientações e situações que possam representar risco para a segurança da navegação, para a salvaguarda da vida humana no mar e para a prevenção da poluição hídrica; DENUNCIE utilizando nossos canais:

- Tel.: (82) 3215-5800 ou e-mail [email protected]; e

- Tel.: 185 - para emergências marítimas e fluviais.

por Redação com Assessoria

Comentários comentar agora ❯