10 Agosto 2009 - 20:29

Confirmado primeiro caso de gripe A em Penedo

Mais um caso de gripe suína foi registrado em Alagoas. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, um rapaz de 23 anos, residente em Penedo, contraiu a doença durante uma viagem a Brasília. No Estado já foram notificados 58 casos. Quatorze foram confirmados e 25 descartados. Outros 19 casos são considerados suspeitos e aguardam o resultado do exame.

Segundo o novo protocolo de vigilância de influenza, são considerados casos de síndrome respiratória aguda grave, as pessoas que apresentarem febre, tosse e dispnéia, acompanhada ou não de outros sinais ou sintomas. A transmissão da influenza A (H1N1) ocorre como em qualquer gripe, através de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas, que pode ocorrer pela tosse ou espirros.

Na Capital, os postos de saúde que estão realizando atendimento de suspeitos da nova gripe são o Pam Bebedouro, Pam Dique Estrada, Pam Rolan Simon (Vergel), Pam Ib Gatto Falcão (Tabuleiro do Martins) e Pam João Paulo II (Jacintinho), que estão funcionando das 8h às 20h, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Somente é considerado caso suspeito da gripe A, o paciente que apresentar doença de síndrome gripal aguda aguda, caracterizada por febre superior a 38 graus, tosse acompanhada de dor na garganta e manifestações gastrointestinais.
 

por O Globo

Comentários comentar agora ❯

  • Maria tereza Guedes Ramos Parabéns por mais esse site de notícia em Penedo. Bonito formato, muita informação e atualidade. Valeu!!!
  • Manoel Sant'anna É preciso toda assistência médica-hospitalar, para combater com urgência o vírus que acomete o jovem, de perversa gripe. Por isso, deve-se atender a todas orientações proferidas pela Secretaria de Saúde, ouvindo inclusive as recomendações sobre higienização e utilização de remédios, para evitar a proliferação.