Skip to content

Dia de Cooperar é marcado por diversas ações no município de Penedo

  • Home
  • Penedo
  • Dia de Cooperar é marcado por diversas ações no município de Penedo

Dia de Cooperar é marcado por diversas ações no município de Penedo

O Dia de Cooperar, também conhecido com Dia C, nasceu em 2009, em Minas Gerais, e logo ganhou a adesão de cooperativas de todo o país. Com o apoio do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) e de suas Unidades Estaduais, o Dia C é um programa de responsabilidade social, promovido pelas cooperativas brasileiras por meio do voluntariado. O grande diferencial é que as cooperativas podem contribuir para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), para acabar com toda forma de tirania, desigualdade e destruição ambiental.

Em Penedo/AL, a Cooperativa educacional (COOPEPE)/COLÉGIO LEONOR GONÇALVES PEIXOTO, juntamente com alunos, professores e voluntários, desenvolveu o dia C em três etapas.

No dia 01 de julho do corrente ano fizemos uma visita aos moradores da comunidade carente “Aterro da Lagoa”, in loco constatamos uma realidade precária daquele povo, fizemos um levantamento de dados referentes a quantas pessoas residem no local, quais as maiores necessidades e quais são os serviços públicos que eles mais precisam. Nesta etapa houve um momento de partilha sobre a realidade vivenciada de cada morador e um lanche produzido e servido pelos nossos alunos que se dispuseram a realizar esta etapa.

A segunda etapa foi realizada no dia 26 de agosto realizamos na comunidade supracitada um almoço coletivo, com a entrega de doações (roupas, calçados, material de higiene pessoal e cestas básicas). Na ocasião fizemos um momento de oração e partilha sobre o nosso projeto, a moradora dona Maria fez uso da palavra para agradecer e pedir que nossa ação se repetisse por mais vezes, ressaltou a importância de enxergá-los como seres humanos e irmãos. Alguns cooperados também utilizaram o espaço para agradecer e manter firme este compromisso.

Na terceira etapa nossos alunos e professores foram as secretárias municipais de Educação, Assistência Social e Saúde e na Câmara de Vereadores, para entregar este relatório no qual consta a situação calamitante em que aqueles moradores vivem, bem como pedir providências para que sejam solucionados o quanto antes os problemas daquele povo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também