09 Janeiro 2018 - 14:54

Prefeitura de Penedo pede elevação do nível do Velho Chico para garantir procissão fluvial de Bom Jesus dos Navegantes

arquivo - aquiacontece.com.br
Para que a procissão ocorra normalmente é indispensável a elevação do nível do Velho Chico

Para garantir a navegabilidade durante a realização da procissão fluvial em homenagem ao Bom Jesus dos Navegantes, a Prefeitura de Penedo encaminhou um ofício à Agência Nacional de Águas (ANA), para a elevação do nível do São Francisco a partir do dia 12 de janeiro.

A solicitação, assinada pelo prefeito Március Beltrão, foi tema de discussão na reunião promovida nesta segunda-feira (8) pela ANA e transmitida por videoconferência para os estados da bacia do chamado rio da integração nacional.

De acordo com o ofício, para que a procissão ocorra normalmente, assim como nos anteriores, é indispensável a elevação do nível do Velho Chico do patamar atual, de 550m³/s para 1.700m³/s por 24 horas.

Devido à elevação muito brusca da vazão, o superintendente de Recursos Hídricos da ANA, Joaquim Gondim, buscou colher as opiniões de todos os participantes da reunião, sem deixar de considerar que o evento é considerado como uma das maiores festas de Alagoas e que conta com 134 anos de tradição.

O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Anivaldo Miranda, participou da reunião no escritório do colegiado, em Maceió. Ele ressaltou que o colegiado busca sempre valorizar as manifestações culturais, artísticas e religiosas que acontecem na bacia do Velho Chico e não poderia se furtar em defender a procissão fluvial. Apesar disso, questionou se não haveria um meio termo entre a vazão atual e a solicitada, que satisfaça a organização do evento.

“O Comitê reconhece que a questão religiosa é importante, assim como todas as outras relacionadas aos usos múltiplos, mas essas questões de conflito pelo uso da água devem ser bem discutidas, a fim de chegarmos ao consenso”, considerou Miranda.

Em virtude das discussões, ficou agendada uma nova reunião entre a ANA e os demais entes envolvidos na questão para a próxima quarta-feira, dia 10, a partir das 10h, para definir qual o procedimento a ser adotado.
 

por Redação

Comentários comentar agora ❯