06 Agosto 2020 - 09:28

Mudas de árvores que foram recentemente plantadas em Penedo são destruídas

Cortesia - aquiacontece.com.br
O corte e a depredação de árvores sem autorização do poder público são considerados crimes

Vândalos que não conseguem entender a importância da preservação do meio ambiente e do patrimônio histórico voltaram a agir em Penedo. Dessa vez, os alvos foram as mudas de árvores plantadas recentemente na Orla fluvial, fruto de uma parceria do Instituto do Meio Ambiente com a prefeitura municipal.

No mesmo dia em que o aquiacontece.com.br noticiou que mais 280 mudas de espécies como Ipê rosa, Oiti, Canafístula e Pau Brasil haviam sido plantadas em diferentes pontos de Penedo, o maior e mais acessado portal de notícias do interior de alagoas recebeu relatos de pessoas indignadas com o vandalismo praticado na parte baixa da cidade.

Mudas que foram plantadas em uma praça localizada nas imediações da comunidade da Santa Cruz foram danificadas por elementos ainda desconhecidos. Em alguns pontos, as folhas das mudas foram retiradas do tronco e em outros toda a estrutura das mudas foram arrancadas do chão e quebradas ao meio.

A arborização em vias públicas é um recurso importante não só para a estética da cidade, mas também para oferecer melhor qualidade de vida aos moradores. Por isso, é importante destacar que o corte e a depredação de árvores sem autorização do poder público são considerados crimes ambientais previstos pela Lei 9.605/98 e pelo Código Penal, respectivamente.

De acordo com o artigo 49 da Lei 9.605/98, é considerado crime ambiental “destruir, danificar, lesar ou maltratar, por qualquer modo ou meio, plantas de ornamentação de logradouros públicos ou em propriedade privada alheia”. A pena prevista para esse tipo de infração é de três meses a um ano, sendo sujeito a multa. No caso de crime culposo, a pena é de um a seis meses.

A infração também corresponde ao crime de depredação de patrimônio público, como previsto no Código Penal. A pena prevista é de um a seis meses de detenção.

por Redação

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.