06 Agosto 2020 - 15:31

Áudio: Centro de Hemodiálise de Penedo vai realizar 120 sessões por dia, segundo Regueira

Fellype Barreto - aquiacontece.com.br
Eduardo Regueira, ao fazer uso da palavra, fez um breve histórico sobre o prédio

Na manhã desta quinta-feira, 06 de agosto, uma comitiva capitaneada pelo provedor da Santa Casa de Misericórdia de Penedo, Eduardo Regueira, visitou o prédio onde funcionará um amplo Centro de Hemodiálise com capacidade de realizar 120 sessões por dia, nos dois turnos, de segunda a sábado.

No início da visita, que foi acompanhada por nossa redação, a arquiteta Ionala Moreira explicou um pouco do que será feito no espaço que contará com dois consultórios médicos; setor para a administração e serviço social; banheiros internos e externos; sala de higienização e esterilização; além de um salão com capacidade para 20 cadeiras de processamento.

“Sem dúvida essa será a mais importante e maior obra dos últimos anos em Penedo devido a sua complexidade. É um ganho inestimável para toda a região, pois o serviço que será ofertado aqui vai aliviar o sofrimento de quem é portador de problemas renais e precisa se deslocar para outras cidades”, declarou a arquiteta, enfatizando que o prédio contará ainda com uma estação de tratamento de água.

Ao ser questionada sobre o custo da obra pelo vereador Fagner Matias, que também visitou o prédio em construção, Ionala Moreira declarou que só a parte estrutural está estimada em aproximadamente R$ 800 mil.

Já o provedor Eduardo Regueira, ao fazer uso da palavra, fez um breve histórico sobre o prédio que até pouco tempo sediou a Secretaria Municipal de Saúde e explicou como será o funcionamento do Centro de Hemodiálise, mais um grande sonho de toda a comunidade ribeirinha que em breve sairá do papel para se tornar realidade.

“Esse prédio foi construído na década de 20, por Zeca Peixoto e seu irmão Joaquim, e doado à Santa Casa de Misericórdia de Penedo. Inicialmente aqui funcionou o que ficou conhecido como pavilhão do tuberculoso, grande mal da época, e depois, graças ao Dr. Hélio Lopes, ampliou seu atendimento”, explicou.

Regueira lembrou que foi através da luta de Dr. Hélio Lopes, que faleceu há quase três meses vítima da covid-19, que o prédio ganhou uma maior notoriedade ao se tornar um Centro de Radiologia, atendendo não apenas pacientes de Penedo, mas de toda a região já que na época a cidade já era considerada referência em saúde.

“Depois disso, Dr. Hélio, que foi prefeito, deputado, secretário de Estado da saúde e diretor do Lifal, travou uma luta com o Governo de Alagoas e mais uma vez conseguiu vencer, transformando esse espaço no primeiro pronto-socorro do interior de Alagoas”, lembrou Regueira.

Na oportunidade, o provedor da Santa Casa concedeu entrevista ao repórter Rafael Medeiros, do Programa Lance Livre, apresentado pela radialista Martha Martyres na Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br) e falou mais sobre a obra.

“Esse não é um projeto da Santa Casa, é um sonho de todos nós. A gente tem que tornar isso realidade para amenizar o sofrimento dessas pessoas da região. O momento agora é de juntar forças para conseguir o credenciamento dessas máquinas para que possamos obter recursos para a conclusão da obra”, ressaltou, lembrando também do bispo Dom Valério, já falecido, que não mediu esforços para que Penedo pudesse ter seu Centro de Hemodiálise.

Homenagem

Regueira declarou ainda nos microfones da emissora líder em audiência na região do Baixo São Francisco, que, após ter sido aprovado por unanimidade, o local vai receber o nome de Centro de Hemodiálise Dr. Hélio Nogueira Lopes, como forma de homenagear o médico que foi provedor da Santa Casa de Penedo por mais de 30 anos.

“Dr. Hélio é um dos responsáveis por esta casa estar aberta. Claro que muita gente ajudou, mas Dr. Hélio foi um ponto importante por todo seu histórico. É algo que jamais vamos esquecer. Essa homenagem é o mínimo que podemos fazer como forma de agradecimento”, justificou.

Eduardo Regueira aproveitou também a oportunidade para agradecer ao apoio da prefeitura de Penedo, do Governo de Alagoas e de outros políticos que se uniram a Santa Casa para a concretização de mais essa obra que deve ajudar a salvar muitas vidas. Clique no player acima e confira o áudio da entrevista na íntegra!

Veja o vídeo e conheça um pouco do local:

por Redação

Comentários comentar agora ❯