06 Maio 2017 - 09:56

Projeto ‘Educando com a Horta Escolar’ é reativado em Penedo

Assessoria

Na terça-feira 26 de abril, as mudas e sementes chegaram à secretaria e em menos de 15 dias o projeto que foi referência a nível estadual, através do Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB), e colocou Penedo como o único município de Alagoas selecionado para participar daquela edição, começa a dá ao Complexo Educacional e Esportivo Dr. Moacir Lopes de Andrade novamente forma, cor e faz brotar novas perspectivas para incrementar as atividades pedaUngidas.

“A horta escolar visa não só a melhoria da qualidade da alimentação das escolas e creches, com alimentos agroecológicos, frescos e diversificados, como a conscientização ambiental e sustentável, oportunizando o alunado a vivenciar o contato direto com o meio ambiente e a natureza, com conhecimento das técnicas de plantio, manejo do solo e cuidado com as plantas.” Falou Carla Sampaio Nutricionista.

A primeira remessa de mudas e sementes são compostas de alface, repolho, couve-flor, pimentão, abobrinha, beterraba, coentro, cenoura, tomate, cebola e cebolinha

A horta no ambiente escolar torna-se um laboratório vivo, possibilitando o desenvolvimento de atividades pedagógicas, em que o professor relaciona diferentes conteúdos e põe em prática a interdisciplinaridade com os alunos, unindo a teoria com a prática de forma contextualizada, auxiliando no processo ensino aprendizagem.

Essas atividades podem envolver a participação dos membros da comunidade escolar (profissionais das unidades educativas, pais, professores e pessoas da comunidade). Tal trabalho coletivo fortalece a relação da escola com a comunidade, aproximando os sujeitos sociais e desenvolvendo o senso de responsabilidade e cooperação nas escolas.

“Em breve as visitas dos alunos da rede municipal de ensino voltarão a acontecer. Teremos aulas teóricas e práticas com conteúdos específicos para cada faixa etária.” Falou a Pedagoga Ana Catarina Sodó

Todas as atividades que podem ser desenvolvidas a partir da horta escolar asseguram a criança e a escola um resgate a cultura alimentar da região, e consequentemente um estilo de vida mais saudável. O projeto foi desenvolvido e acompanhado pela nutricionista Carla Sampaio e a pedagoga Ana Catarina Sodó.

“Estimular, dinamizar o currículo escolar promovendo a prática da alimentação saudável e dar oportunidade aos alunos de aprender e conscientizá-los da importância de uma horta escolar e meio ambiente. Esses são alguns dos objetivos do Projeto Horta Escola.” Disse Cíntya Alves, Secretária de Educação.

por Assessoria

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.