05 Novembro 2009 - 09:57

"Bombeiro Por Um Dia" realiza sonhos de crianças em Penedo

Rafael Medeiros

O sonho de ser bombeiro torna-se realidade na vida de diversas crianças em Penedo. Ao menos por um dia, nesta quinta-feira (05), eles vivem o cotidiano do Corpo de Bombeiros, aprendendo a lidar com situações de primeiros socorros, incêndios, resgate de animais, medo de altura e como proceder a retirada de enxames de abelhas quando se alojam em determinados locais.

O Projeto “Bombeiro Por Um Dia”, realizado pelo 6º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar, oferece a 20 crianças de bairros periféricos da cidade a oportunidade de conhecer o trabalho e como vivem os homens e mulheres que dedicam suas vidas ao salvamento de outras. Para o Major Luiz Renato, comandante do 6º GBM, a satisfação de realizar esse projeto é traduzida através do sorriso estampado no rosto de cada criança.

O Projeto “Bombeiro Por Um Dia” foi idealizado pelo Major Luiz Renato de Lima Pedrosa, comandante do 6º Grupamento do Corpo de Bombeiros. Major Luiz Renato é médico e atende na Unidade de Emergência Antonio de Jesus e no Posto de Saúde da Família do Conjunto Rosete Andrade e, é lá que ele seleciona as crianças participantes do projeto através de uma parceria com os agentes comunitários de saúde que identifica de forma precisa as crianças participantes do projeto. “Poder cumprir com nosso papel social além da responsabilidade que nos é atribuída pela opção profissional é algo que não tem preço e nos revitaliza a cada dia” afirma Major Luiz Renato.

Às 17 horas as crianças encerram as oficinas realizadas no 6º GBM e partem para um passeio no caminhão “papa fogo” do corpo de bombeiros e outras viaturas, vivendo a emoção de receber os atentos olhares da comunidade que curiosamente acompanha a movimentação sem entender muito bem o que está acontecendo. O passeio pelas ruas tem parada obrigatória na Orla de Penedo, onde é feito um lanche e após a rápida confraternização, os bombeiros mirins seguem para o Conjunto Rosete Andrade, última parada dos heróis que se divertem com o banho de mangueira dado pelo próprio caminhão do corpo de bombeiros.

A iniciativa é fundamental, uma vez que Penedo ocupa a 8ª posição no índice de vulnerabilidade em Alagoas, tendo seus jovens de 18 a 29 anos excluídos da escola e não concluindo o ensino fundamental.
 

por Rafael Medeiros

Comentários comentar agora ❯

  • heloan isso que e bom para as crianças o major deveria fazer mais pois só foram 20 crianças quando o major vai fazer outra pois gostei parabéns
  • Nani Rodrigues Parabéns ao Major Luiz Renato de Lima Pedrosa, pela iniciativa em promover aos pequeninos essa alegria, em meio a uma sociedade tão desigual. E, Parabéns ao site por divulgar o acontecimento: São atitudes como essa, que nos reforça a esperança em se ter um país de iguais.
  • heloan Major Luiz Renato de Lima Pedrosa, porque também não fazer com as crianças que estão na casa de passagem e nos abrigo renascer e o lar de Nazaré seria muito interesante para essas crianças que estão sem familia
  • Roberdouglas Rocha dos Santos Parabéns Major Luiz Renato esse é um lindo projeto! Eu como Educador vejo que essa sua atitude não poderia jamais deixar de acontecer é desses e de mais projetos educativos que as crianças,jovens e adolescentes necessitam em nossa querida Penedo. Roberdouglas Rocha dos Santos Pedagogo
  • erica foi um projeto muito bonito,as crianças fica muito feliz... parabens DR. e MAJOR luis renato...
  • APARECIDA POR QUE CORTARAM AS ARVORES DA CLEMENTINO?QUE FALTA DE RESPONSABILIDADE.