Skip to content

Representantes da comunidade LGBT de Penedo participam de Encontro Internacional

  • Home
  • Penedo
  • Representantes da comunidade LGBT de Penedo participam de Encontro Internacional

Representantes da comunidade LGBT de Penedo participam de Encontro Internacional

Cerca de 400 ativistas em defesa dos direitos LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) de 35 países se encontraram para discutir diferentes aspectos da defesa da cidadania e combate ao preconceito e à homofobia. Com uma programação variada e abrangente, a V Conferência Regional da ILGA na América Latina e no Caribe foi realizada em Curitiba (PR), entre os dias 26 a 31 de janeiro.

Representando o Estado de Alagoas, estiveram presentes ao encontro, o jovem Rodrigo Lobo, Coordenador da Diversidade Sexual da Prefeitura de Penedo, Fábio Ramos e Dino Alves que representaram na oportunidade a ONG Pró-Vida. Para Dino Alves, membro da Comitiva Alagoana o evento foi de grande importância para o Movimento LGBT, considerando as valorosas trocas de experiências internacionais que ocorreram, durante os 04 dias de encontro. “É a primeira vez que o Brasil sedia esse encontro internacional e poder participar dele é muito emocionante”, declarou Alves.

A ILGA (Associação Internacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Intersexuais) é uma federação mundial que congrega grupos locais e nacionais dedicados à promoção e defesa da igualdade de direitos para lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e intersexuais (LGBTI) em todo o mundo. Fundada em 1978, a ILGA reune entre seus membros mais de 670 organizações, entre pequenas coletividades e grupos nacionais, representando, assim, mais de 110 países, oriundos de todos os continentes. No encontro de Curitiba, estará representada a seção da América Latina e Caribe da ILGA.

O evento discutiu os direitos humanos de LGBT na América Latina e Caribe (LAC). Na região LAC nos últimos anos, houve alguns avanços como descriminalização da homossexualidade no Equador, Nicarágua, Chile e Panamá. No entanto existem onze países (Antigua e Barbuda, Barbados, Belize, Dominica, Granada, Guiana, Jamaica, Santa Lúcia, São Cristóvão e Nevis, São Vicente e Granadina e Trinidad e Tobago) onde a homossexualidade é considerada crime, o que demonstra a necessidade urgente de ações do movimento e governos no enfrentamento desse e de outros desafios. Na Conferência haverá representantes de 8 destes 11 países e serão discutidas estratégias de descriminalização.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também