04 Março 2010 - 09:44

Penedo perde recursos para recuperação e ampliação do Aeroporto

Cone Freire - aquiacontece.com.br
Aeroporto Freitas Melro

As populações de Penedo, da região do Baixo São Francisco e os empresários do turismo de Alagoas e da região Nordeste, que há anos esperam pela reativação do Aeroporto Freitas Melro, vão ter que recolocar seus sonhos de desenvolvimento do setor no arquivo, mais uma vez.

Em documento enviado ao Departamento de Estradas de Rodagem – DER de Alagoas no último dia 27 de fevereiro, a Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC informa que o Convênio PROFA-A Nº 008/2008, firmado com o Governo do Estado de Alagoas, e assinado pelo Governador Teotônio Vilela, pela Presidente da ANAC, Solange Paiva Vieira e pelo então Diretor do DER, Ronaldo Lopes, foi suspenso até que a ocupação irregular constatada na área do Aeroporto seja resolvida pela Prefeitura de Penedo.

Com essa decisão, o Estado perde os R$ 3,6 milhões que já estavam empenhados e destinados à obra que já estava licitada pelo DER. O Aeroporto Freitas Melro, construído em Penedo no início da década de 50, tem uma área de 1.247.259,53 m2. Em 1993, no governo do então prefeito José Dirson de Albuquerque Souza, foi assinado um convênio com o Ministério da Aeronáutica que repassava para o município a responsabilidade de administrar, manter, operacionalizar e explorar o Aeroporto de Penedo.

No ano 2000, na gestão do prefeito Alexandre de Melo Toledo, que atualmente administra a cidade em seu terceiro mandato, foi constatada, pela ANAC, a ocupação irregular da área por famílias que cultivavam pequenas lavouras e por fornecedores de cana. O Aeroporto de Penedo foi interditado pela Infraero. De lá para cá, iniciou-se um processo de ocupação ainda maior da área, inclusive com a instalação do Corpo de Bombeiros no prédio da recepção do aeroporto.

O anúncio da obra do Aeroporto de Penedo trouxe novo ânimo para o setor de turismo da região.

Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem – DER, seriam realizados serviços de ampliação da pista de pouso e decolagem, que passaria a ter 1,5 mil metros de comprimento por 30 metros de largura. Além da recuperação da sede, também seria reformada a pista de taxiamento e estacionamento de aeronaves, bem como a construção da cerca de proteção em torno no aeroporto, com balizamento noturno, o que possibilitaria a operação durante a noite.
 

O projeto fazia parte do Plano de Desenvolvimento Estratégico do Turismo na região da Foz do Rio São Francisco, anunciado pelo governador Teotonio Vilela Filho, quando era Diretor Presidente do DER o penedense Ronaldo Lopes.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, de Alagoas, Luis Otávio Gomes também esteve em Penedo participando de reunião com empresários brasileiros e estrangeiros interessados em investir na região com a construção de Resorts, mas, colocando como condicionante, o pleno funcionamento do Aeroporto. Uma audiência de conciliação objetivando a desocupação da área foi realizada pela Justiça Federal já no início deste ano, sem sucesso. Segundo as informações repassadas pelas assessorias dos órgãos envolvidos, o município de Penedo não cumpriu com a responsabilidade de desocupar a área em tempo hábil e agora entrou com uma ação junto ao Ministério Público objetivando a expulsão das famílias sem indenização de suas culturas de subsistência, alegando que a ocupação é irregular.

Na cidade de Coruripe a perspectiva de fomento da economia com a instalação do Estaleiro Eisa é real e o município se prepara para dar um salto de desenvolvimento com a implantação de dezenas de outras pequenas indústrias que darão suporte a produção do estaleiro. O aeroporto de Penedo em funcionamento seria essencial para o trânsito de centenas de investidores e executivos que fariam da histórica cidade, rota de comércio e consequentemente de aproveitamento para futuros investimentos.

Com a perda dos recursos destinados a revitalização e posterior funcionamento do Aeroporto Freitas Melro, também se distancia do povo penedense a possibilidade de ser construída a sonhada ponte, ligando as cidades de Penedo (AL) e Neópolis (SE). Enquanto a ingerência administrativa e os recursos não são aplicados como deveriam, a expectativa de desenvolvimento do turismo na região Sul de Alagoas é, mais uma vez, adiada.
 

por Redação

Comentários comentar agora ❯

  • he-man Penedo sempre pra frente crescendo muito mais,kda vez mais confirmamos q o atraso mora aqui uma cidade q quer viver do turismo não tem estrutura nenhuma até um aeroporto q já existe não colocam pra funcionar.
  • Marcos Muniz É uma pena, mais uma vez Penedo perde recursos que beneficiariam a população em geral.A nossa querida Penedo não tem desenvolvimento, pois, o que depende de politicagem nunca vai adiante só fica em promessas.
  • Emanuela Queiroz Quero aproveitar mais essa oportunidade p pedir incarecidamente ao SR. GESTOR, q pelo amor de DEUS, peça afastamento do seu cargo e deixe quem de fato quer realmente o bem da nossa cidade, pq do jeito q tá, a cidade de PENEDO vai desaparecer do mapa, pq nunca vi nem msm na administração do DR. DIRSON tanto descaso, falta de respeito e acima de tudo, abandonar essa cidade linda e de pessoas pacatas q só quererm vê-la crescer e evoluir. Agora eu pergunto, qual será a próxima catástrofe?
  • Antonio Lins Dinheiro para Prefeitura de Penedo não é Problema , pois com 700 mil reais mensais de Royalties da pra indenizar a todos que ali estão. Queremos saber aonde esta sendo empregado esse dinheiro pois nenhuma obra foi realizada nessa gestão e na gestão passada foram varias!!?? Kd o Ministerio Publico e a Justiça de Penedo que não quer agir contra esse....... pelo amor de Deus qta Leniencia!!!
  • UMA PENEDENCE SENHOR EXTERMINADOR DO FUTURO PENEDO MERECE RESPEITO!!!
  • jose da silva Agente ver que tem comentarios ridiculos, leiam atentamente a materia, ela diz que a verba do projeto citado esta confirmada só foi suspensa por que uma das partes não cumprir o que determina o projeto ora na verdade a qualquer momento esta verba vai esta liberada p/ que se conclua o projeto. Em vez de ficarmos procurando culpados arregacemos as mangas e vamos a procura dessas pessoas que ali estão ( os plantadores de mandioca de um lado e do outro quem o fornecedor de cana que se apoderou
  • continua do que é do municipio. Vejam poucas pessoas sabiam que o campo de pouso de Penedo é administrado pelo municipio desde o prefeito Dirson, será que todos não são culpados daquela ocupação muito em bora quando foi feito o mura da frente poucos dias depois já havia muitos buracos no muro quem fez os prefeitos ou os usuarios da terra. porque os usuarios sabendo que aquelas terras não são deles, não faz uma proposta decente com o administrador municipal atual já que não foi possivel antes.
  • Fernando Que Penedo não se desenvolve, isso já sabemos. Agora, para ter o mínimo de isenção e credibilidade o AquiAcontece deveria publicar uma opinião dos supostos empresários mencionados na matéria, bem como o contraditório do Executivo Municipal. Porque, de resto, a matéria é altamente especulativa.
  • Roberto É um absurdo ler essas pendências para que tudo andasse pra frente.Mas é por ai mesmo, pra todos verem como estão os nossos governantes, que falam e até que sonham no bem está da sociedade !
  • rogerio maceio mais uma vez penedo pra traz mais um dia vou chega de avião em penedo com fé em DEUS OU GENTE VAMOS AJUDA A PENEDO A VOLTA O QUE ERA
  • Roberto Nós eleitores, já estamos demasiadamente cansados, com tanta incompetência destes mandatários do PSDB, Penedo pior ainda, tem logo em dose dupla, governador e prefeito, não sei até quando isto vai continuar, mas, aguardaremos novas notícias de tanta falta de compromisso com o nosso povo.
  • yarley dantas dos santos Nem só 12 nem 45 pois acho isso ridiculo, coisa de provincia, agora acho melhor esse bando de urubus que ficam de plantão procurar ler melhor a matéria, e outra vão estudar p/fazer concursos p/ melhorar de vida e não ficar babando ovo de politico. ok
  • anderson Todos nós penedenses que amamos nosa cidade sentimos que o poder público municipal estar deixando nossa cidade abandonada é lixo por todos os bairros é buracos nos calçamentos e para completar perdemos de ter um aéro porto de verdade em nossa querida Penedo por causa de uma administração descompromissada com o povo de Penedo
  • Pedro Parabéns prefeitinho !!! e parabéns tbm para tds akeles q votou nele!!!!
  • claudia sinceramente não sei pra que aeroporto nessa cidade, o povo não tem dinheiro para andar de ônibus, penedo tá precisando de fabricas para gerar empregos e desenvolvimento de nossa cidade, precisamos de EMPREGO!!!!!!, E QTO AO AEROPORTO qd todos estiver-mos com o bolso cheio que seja concretizado ok???
  • ligado tem gente q não sabe o q comentar o aeroporto era uma forma de gerar emprego aeroporto funcionando pessoas trabalhando oooo