03 Novembro 2017 - 15:07

Fiscal do IPHAN esclarece colocação de cimento em pedras da Igreja São Gonçalo no Centro de Penedo

Reprodução - Facebook
Imagens divulgadas na rede social causaram dúvidas em internautas e moradores da cidade

Imagens divulgadas nas redes sociais causaram dúvidas em internautas e moradores de Penedo. Isso devido ao trabalho realizado na calçada da Igreja São Gonçalo, no Centro da cidade ribeirinha.

Nas fotos publicadas é possível ver a calçada, que faz parte da obra de requalificação do Largo de São Gonçalo, tomada por cimento. A partir daí surgiu a dúvida quanto a descaracterização da igreja e de sua história.

A Coordenadora de Comunicação da Prefeitura de Penedo e apresentadora do programa Lance Livre da Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br) questionou o assunto e foi prontamente respondida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Segundo a arquiteta e fiscal do órgão, Gardênia Nascimento, toda obra está de acordo com os procedimentos orientados pelo IPHAN. A calçada e seus arredores foram trabalhadas pelo serviço de arqueologia para que suas características fossem protegidas.

“Esta calçada foi trabalhada pelo serviço de arqueologia. Está cadastrada e protegida. As pedras estão se esfacelando. Tentamos retirar para reorganizar, mas não deu. Se esfarelam. Então foi orientado pela arqueologia que o local fosse protegido com lona e a partir daí nós colocamos o piso novo por cima. É uma forma de preservação e uma ação reversível”, disse Gardênia Nascimento.

As obras de “Requalificação do Largo de São Gonçalo”, em Penedo, abrangem o Centro Histórico e Comercial da cidade ribeirinha, que vai se transformar em um grande shopping a céu aberto, assim como nos municípios modernos e desenvolvidos.

 

por Redação

Comentários comentar agora ❯

  • matheus xavier resumindo toda essa história das pedras, não tão nem ai pára a história da cidade, vamos jogar cimento em cima de tudo que fica maravilhoso, essa obra vai durar quantos anos também?
  • Ana As pedras ficam protegidas e escondidas Também. É o mesmo que não existir mais.
  • jadson NA VERDADE SÓ ESTÁ DENTRO DOS PADRÕES POR SER UMA OBRA DO IPHAN,SE FOSSE NA CASA DE UM CIDADÃO JÁ TERIAM VINDO COM BALELA DE INTERDITAR.E OUTRA O PRÓXIMO PREFEITO QUE ASSUMIR VAI REFAZER TODO AQUELE TRABALHO DE REQUALIFICAÇÃO,POIS NUNCA ÀQUELA ÁREA FOI REVESTIDA COM GRANITO E A DIVISÃO QUE TINHA?