Skip to content

Curso da Ufal Penedo promove ciclo de palestras sobre gestão para excelência do turismo

Curso da Ufal Penedo promove ciclo de palestras sobre gestão para excelência do turismo

O curso de Turismo da Universidade Federal de Alagoas, ofertado na cidade de Penedo, realiza a partir desta sexta-feira, 30 de julho, um ciclo de palestras sobre gestão, com inscrições gratuitas. O evento será totalmente on-line, realizado na plataforma Google Meet, das 15h às 17h.

De acordo com o coordenador-geral do evento, Sandro Medeiros, pretende-se promover a interação entre a academia e o mercado de trabalho.

“Vamos promover um intercâmbio de conhecimentos que possibilite a articulação entre a teoria e a prática no campo da gestão de empreendimentos turísticos e no planejamento e gestão da atividade turística responsável e de excelência. Para isso, convidamos especialistas e profissionais que atuam na cadeia produtiva do turismo que vão nos apresentar casos de sucesso e aplicações dos conceitos e dos métodos de gestão da qualidade em suas respectivas áreas”, destacou o professor.

O ciclo de palestras é gratuito e acontece nas sextas-feiras: 30 de julho, 6, 13, 20 e 27 de agosto, das 15h às 17h, sempre trazendo um convidado diferente e com transmissão pelo Google Meet. É destinado a estudantes de Turismo e áreas afins, profissionais que atuam nos setores ligados ao campo do Turismo e Hospitalidade e interessados na excelência da prestação de serviços de hospitalidade e na experiência do turista-consumidor. Além de Sandro Medeiros, também estão envolvidos na organização a professora Susane Gomes e o professor Valber Gregory.

As inscrições podem ser feitas pelo Sistema Acadêmico da Ufal, o Sigaa. São cem vagas ofertadas.

Programação

A primeira palestra que abre a programação do evento terá a participação de Domingos Sávio que vai abordar o tema Modelo de Excelência em Gestão: Aplicações no Setor de Hospitalidade. O convidado é engenheiro eletricista, com especializações em Marketing, pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, e em Gestão Empresarial, pela União de Faculdades de Alagoas, em parceria com a Universidade Autónoma de Lisboa. Também é consultor empresarial nas áreas de Gestão da Qualidade, Planejamento Estratégico, Gestão de Vendas e Compras. Consultor credenciado junto ao Movimento Alagoas Competitiva, onde desenvolveu várias atividades, desde a implantação do Modelo de Excelência de Gestão da FNQ na Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação de Alagoas (Secti).

No dia 6 de agosto, o tema apresentado será Gestão de Processos em Serviços Turísticos, com Rildo Santos. Profissional com mais de 30 anos de experiência, multidisciplinar e transdisciplinar, trabalho com Gestão de Processos de Negócio (BPM), Métodos Ágeis [Scrum, Kanban e Lean], Liderança, Gestão, Inovação, Design, Desenvolvimento de Software e Análise de Resultados e Desempenho. Ele é bacharel em Administração de Empresas, com especialização em Pedagogia do Ensino Superior e, atualmente, faz mestrado em Engenharia de Software. Atua com iniciativas e projetos de Machine Learning, Inovação, RPA (Robotic Process Automation) e Desenvolvimento de Software com métodos ágeis.

Os outros temas que compõem o ciclo de palestras são Excelência Certificada: O caso do Hotel Meridiano, no dia 13 de agosto; Qualidade em Serviços Turísticos: O Protocolo Tour Qual, dia 20; e para finalizar, Planejamento e Gestão de Destinos para a Experiência do Turista, dia 27. Os convidados serão confirmados posteriormente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também