Skip to content

De abacaxis a pães: produtores transformam realidade através do empreendedorismo

De abacaxis a pães: produtores transformam realidade através do empreendedorismo

Abacaxis, bolos, broas, mel e pães à base de macaxeira. Esses são apenas alguns dos produtos que “nascem” das mãos de pequenos e microempreendedores e possuem uma coisa em comum: transformaram vidas. Atendidos pelo programa Alagoas Maior, desenvolvido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) em parceria com o Sebrae, empreendedores, associações e cooperativas nas regiões do Agreste, do Sertão e da Serrana dos Quilombos enxergam nas produções oportunidades de crescimento econômico.

O Povoado do Algodão, em Girau do Ponciano, é a terra onde nasce a macaxeira utilizada como base para os produtos do Café na Mesa, núcleo formado só por mulheres da Associação do Algodão. O grupo iniciou suas atividades há aproximadamente nove anos e foi um dos mapeados pelo programa com potencial de mercado. Maria Josélia Silva coloca, com um sorriso no rosto, a mão na massa dos pães, dos bolos e das broas vendidas, conta como foi o início das atividades.

“Antes eu era agricultora, mas o que produzíamos era só para consumo próprio. Entrei na associação quando já estávamos iniciando o trabalho com as broas, há oito anos. Aprendemos também a fazer pães e bolos tendo a macaxeira como base. Hoje, creio que consigo vender entre R$ 200 e R$ 300 por semana e conseguimos melhorar nossa vida. Na hora de pagar as coisas, conseguimos pagar tudo certinho”, explica Maria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também