26 Agosto 2009 - 13:46

Plantio beneficia comunidades do Baixo São Francisco

Assessoria

Uma parceria entre a Usina Caeté S/A – Unidade Marituba, Prefeitura Municipal de Igreja Nova e Câmara de Vereadores está beneficiando cerca de 35 famílias das comunidades Alagoinhas e Perucaba, localizadas na região do Baixo São Francisco. A usina, maior geradora de empregos na região, cedeu uma área de 25 hectares para o plantio de feijão e milho, cuja colheita foi iniciada esta semana.

“A terraplanagem foi possível graças ao apoio do vereador de Igreja Nova Manoel Messias”, afirmou o gerente geral da usina, Fabrizzio Tenório. A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do município fez a seleção das famílias e disponibilizou um engenheiro agrônomo para dar suporte técnico aos agricultores.

Segundo o gerente geral da usina, a estimativa é colher 15 sacos de feijão e 20 de milho de 50 Kg por hectare. “Serão aproximadamente 180 pessoas beneficiadas diretamente com essa iniciativa, representando a geração de alimentos e renda para essa comunidade”, enfatizou Fabrizzio Tenório.

A área cedida pela Unidade Marituba para o plantio era considerada como sendo de repouso, ou seja, uma área destinada à renovação do canavial. A iniciativa beneficia também o solo através da adubação verde, técnica utilizada pelos agricultores há mais de mil anos, com o objetivo de melhorar as condições físicas, químicas e biológicas dos solos agricultados.

Para o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Igreja Nova, José Luiz Lima Salgueiro, são iniciativas como esta que promovem não só a geração de renda, como também, denotam a preocupação dos empresários com a comunidade do entorno.

O agricultor Valdinez Rosa dos Santos, da comunidade Perucaba, ressaltou que essa oportunidade garantirá alimentos para o período médio de seis meses, além de representar um importante incremento na renda familiar. “Agradeço ao Grupo Carlos Lyra, a Secretaria de Agricultura e ao vereador Manoel Messias por esta ação”.

A iniciativa, realizada há vários anos, já beneficiou mais de 500 famílias da região do Baixo São Francisco. “É um compromisso social da empresa”, finalizou o gerente geral da Marituba, Fabrizzio Tenório.
 

por Assessoria/Usina Caeté S/A

Comentários comentar agora ❯

  • José A. Lisboa Gostaria de dá uma sugestão no sentido de trocar essa cor amarela no rodapé do site, por outra menos ofuscante, ou quem sabe até mesmo por um amarelo menos forte às vistas dos leitores desta " Revista eletrônica " que é o aquiacontece.com.br. Parabéns !