26 Agosto 2009 - 18:51

Banco do Brasil e Sebrae assinam acordo para promover o comércio exterior

O Banco do Brasil e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) assinaram, nesta quarta-feira (26), em Brasília, convênio de cooperação técnica para capacitar empresários que atuam ou pretendem ingressar no comércio exterior. O principal objetivo do acordo é incrementar a participação de micro e pequenas empresas no mercado internacional.

A iniciativa visa ainda promover a troca de informações, a realização de estudos, a elaboração de programas, produtos e serviços, assim como o desenvolvimento de soluções conjuntas, de maneira a otimizar a atuação das duas instituições voltada para o desenvolvimento do comércio exterior brasileiro.

Entre as ações previstas no termo de cooperação, estão a disseminação do Programa de Financiamento às Exportações (Proex) – que, apesar de oferecer crédito para exportação com um custo muito atrativo (Libor sem qualquer acréscimo), ainda é pouco conhecido pelos empresários –, e a divulgação do Balcão de Comércio Exterior, a ferramenta de e-commerce do
Banco do Brasil, que, desde a sua criação, já viabilizou US$ 25 milhões em exportações de micro e pequenas empresas.

Além disso, a parceira estabelece a utilização do Fundo de Aval Sebrae (Fampe), mecanismo de garantia bancária, para a ampliação do volume e do valor médio das exportações de micro e pequenas empresas, e o apoio do Banco do Brasil à estratégia de indução à internacionalização do Sebrae. Os empresários também participarão de cursos de capacitação que abordarão temas como, por exemplo, financiamento e linhas de crédito, normas do Banco Central e regras cambiais.

Os micro e pequenos empresários apoiados pelo Sebrae poderão ser incluídos no programa Exporta Mais do BB e, a partir daí, receber assessoria de um gerente de negócios internacionais com experiência e preparação necessárias para ajudá-los a estruturar todas as etapas de
suas vendas com segurança. Atualmente, o BB conta com 103 desses profissionais, distribuídos em 18 Gerências Regionais de Apoio ao Comércio Exterior, que oferecem equipes especializadas em câmbio e comércio exterior para prestar consultoria no assunto.

O Banco do Brasil é o principal parceiro das micro e pequenas empresas. O Banco chegou ao final do segundo trimestre de 2009 com 1,85 milhão de clientes no segmento. A carteira de crédito total do BB atingiu R$ 252,5 bilhões no período. Desse montante, R$ 39,5 bilhões correspondem ao crédito para as micro e pequenas empresas. Os negócios de comércio exterior totalizam R$ 1,31 bilhão da carteira.

por Ascom BB

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