24 Outubro 2021 - 08:00

Governo Federal reconhece melhores práticas ambientais ligadas à infraestrutura de transportes

O Governo Federal, por meio do Ministério da Infraestrutura, reconheceu sete projetos ligados à infraestrutura de transportes pelas boas práticas em gestão socioambiental. Os vencedores do Prêmio Via Viva 2021 foram anunciados durante o segundo dia da 5ª edição do Via Viva - Seminário Socioambiental em Infraestrutura de Transporte, cujo tema é “Investimento Verde e Resiliência”.

A apuração do vencedor do Prêmio Via Viva 2021 tem como base o Índice de Desempenho Ambiental (IDA) para o setor de infraestrutura de transportes. O IDA avalia e estimula boas práticas em gestão socioambiental e tem o objetivo de verificar a evolução qualitativa e o comprometimento socioambiental do setor, devendo servir de parâmetro para avaliar a eficácia e a qualidade da gestão ambiental nos empreendimentos de infraestrutura de transportes.

PUBLICAÇÃO – Como forma de consolidar a importância da discussão sobre o tema, o Ministério da Infraestrutura realiza, anualmente, chamada pública para submissão de trabalhos científicos com a temática do Via Viva do respectivo ano. A iniciativa proporciona uma significativa oportunidade para profissionais e especialistas compartilharem e divulgarem estudos e experiências existentes no país.

“Novos resultados e ideias virão a contribuir para um melhor conhecimento da temática e para a formação de uma base conceitual pelos profissionais do setor”, afirmou a subsecretária de Sustentabilidade do MInfra, Larissa Amorim. A edição digital do Livro Via Viva 2021 já está disponível no site do evento.

Confira os vencedores do prêmio:

Categoria Aeroportuária

Grupo C-IV - Aeroporto Internacional De Salvador;
Grupo C-III, Aeroporto Internacional De Manaus;
Grupo C-I, Aeroporto De Macaé.

Categorias Portuárias

Porto público: Porto de Itajaí;
Terminal de uso privado - Tup: Terminal Marítimo De Ponta Da Madeira;

Categoria Rodoviária e Ferroviária

Rodoviária: Transbrasiliana Concessionária De Rodovia S.A.
Ferroviária: Estrada De Ferro Carajás.

por Ministério da Infraestrutura

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.