22 Setembro 2009 - 11:44

Representantes municipais são capacitados para operar consórcios

Técnicos do Consórcio Intermunicipal para Gestão de Iluminação Pública (Cigip) e de Resíduos Sólidos (Cigres) promoveram, nesta segunda e terça-feira, a abertura do seminário sobre consórcios que realizou capacitação de 30 técnicos municipais. Durante os dias 21 e 22, a palestrante Maristella Guimarães, representante do Ministério do Meio Ambiente (MMA), debateu com os participantes sobre a legislação ambiental, deficiência de cada região e a formatação das propostas.

Na oportunidade, os participantes apresentaram propostas de institucionalização do consórcio e operacionalização do Cigres. O prefeito de Olho D’ Água das Flores e presidente do Cigres, Carlos André Anjos (Nen), explicou a implantação do aterro sanitário no município. “É necessário o fim desses lixões. Temos a área, estamos capacitando o pessoal de acordo com as exigências técnicas, legais, ambientais e operacionais para o devido funcionamento. São muitas etapas, estamos no aguardo da liberação do recurso federal para implantá-lo”, disse Carlos André.

O encontro contou com o apoio da gerente de planejamento e saneamento, Elaine Melo, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) onde foi discutida a atuação de consórcios e implantação de projetos.

Cigip

Mensalmente, os gerentes locais de cada município consorciado ao Cigip, reúnem-se com a diretoria operacional técnica e administrativa, que avaliam os resultados dos 55 municípios parceiros, por meio do Programa de Eficiência Energética do Cigip.

“O encontro mensal facilita a atividade com o representante municipal. A cada mês, montamos um cronograma para os próximos 30 dias. Por exemplo, os municípios que levaram as informações solicitadas pelo Cigip, apresentaram uma redução média na fatura de energia dos prédios públicos na ordem de 18,3%”, explicou Edmundo Catunda, diretor administrativo.

O próximo passo será a implantação do site do Cigip que disponibilizará serviços aos gestores, que utilizarão o espaço para divulgar a prestação de contas de energia.

por Ascom CIGIP

Comentários comentar agora ❯