20 Março 2010 - 13:39

Incra assentou 574,6 mil famílias em sete anos

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) assentou, nos últimos sete anos, 574,6 mil famílias de trabalhadores rurais em todo o País. Ao longo desse período, foram instalados 3.348 assentamentos em 46,7 milhões de hectares, o que representa 55% do total de terras destinadas à reforma agrária nos 40 anos de existência do Incra.

Os dados foram divulgados pelo presidente do Incra, Rolf Hackbart, nesta sexta-feira (19), durante entrevista concedida ao programa Brasil em Pauta, produzido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) em parceria com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Hackbart destacou a importância de integrar os assentamentos existentes no País à economia regional e local, como forma de promover a paz no campo associada ao desenvolvimento econômico equilibrado, descentralizado e com justiça social no Brasil. "A reforma agrária é muito mais do que distribuir terras. Precisamos das parcerias dos governos dos estados, das prefeituras, para que nos ajudem a organizar as famílias e desenvolver os assentamentos", disse.

Segundo o presidente do Incra, o Brasil conta atualmente com 8.562 assentamentos atendidos pelo Incra, em benefício de 906.878 famílias. Instalados em mais de dois mil municípios, os assentamentos ocupam uma área de 84,3 milhões de hectares, cerca de 10% do território nacional. Hackbart falou também sobre a diminuição da violência no campo com a queda das ocupações de terras e números de mortes. Em 2009, foram 173 ocupações, índice 22% menor do que em 2003, quando foram registradas 22 ocorrências.

Na entrevista, ele também respondeu a perguntas de 14 emissoras dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima e Tocantins. Foram tratados de temas como assistência técnica rural, quilombolas, regularização fundiária, terra indígena, além de educação rural e diversidade cultural.

 

por Portal Brasil

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.