19 Junho 2018 - 23:58

Agentes de Desenvolvimento participam de Curso para Mediação de Conflitos e Arbitragem

Foto: Assessoria
Capacitação vai abordar temas como teoria do conflito, o papel do mediador e as etapas da mediação

Com o objetivo de capacitar Agentes de Desenvolvimento e direcionar o conhecimento sobre mediação, o Sebrae em Alagoas iniciou em sua sede, nesta terça-feira (19), o Curso Básico de Mediação de Conflitos e Arbitragem. A capacitação, ministrada por Paula Fazio, consultora credenciada ao Sebrae, segue até esta quarta-feira (20), trazendo noções básicas para que os agentes saibam como solucionar conflitos.

Nos dois dias, Paula Fazio irá abordar tópicos como Teoria do Conflito; Política Judiciária Nacional de Tratamento Adequado de Conflitos; A Cultura da Paz; A Conciliação; Arbitragem; O Papel e a Comunicação do Mediador; e as etapas da mediação, fazendo, também, um resgate do panorama histórico dos métodos consensuais.

Na oportunidade, a consultora destacou a importância do curso para que os Agentes de Desenvolvimento atuem como multiplicadores da mediação nas empresas que buscam apoio nas Salas do Empreendedor e nos municípios onde eles trabalham, trazendo uma solução consensual para conflitos, celeridade e pacificação social.

“É fundamental que esses agentes levem a mediação para que as micro e pequenas empresas possam ter uma alternativa de resolução de conflitos além do Poder Judiciário, porque os empresários não têm tempo ou condições de discutir um processo judicial por um período longo. A mediação tem como objetivo resolver extrajudicialmente essas questões empresariais e fazer com que essas empresas consigam uma recuperação de crédito, por exemplo, ou estabilizar seus negócios. Resolvendo de forma consensual, eles ainda evitam o aumento de grandes demandas para o Judiciário”, frisou Paula.

Sérgio Genésio, Agente de Desenvolvimento da Barra de Santo Antônio, enfatizou que o curso e outras capacitações ofertadas pelo Sebrae são relevantes para o seu desempenho como agente, sobretudo por ter assumido a função há oito meses. “Com o conhecimento repassado nesse curso, poderei ajudar a agregar valor às micro e pequenas empresas do município, quando elas precisarem de algo referente à mediação e resolução de conflitos, além de levar informações para ajudar a fortalecer o comércio de lá, que anda um pouco desacreditado. Com essa capacitação e outras que o Sebrae vem proporcionando, como o Curso Básico de AD, nós poderemos contribuir com o desenvolvimento do comércio local. Participo para me aperfeiçoar mais e dar continuidade a esse trabalho”, declarou.

Camila Nascimento, analista da Unidade de Políticas Públicas (UPP) do Sebrae em Alagoas, registrou que o curso também contou com participantes dos municípios de Colônia Leopoldina, Coruripe, Messias e São Miguel dos Campos, além da Barra de Santo Antônio. A analista da UPP ainda falou sobre a importância da capacitação para os agentes e para ela, que foi promovida à analista recentemente.

“Essa é uma grande oportunidade para que os agentes que trabalham nesses munícipios saibam mediar conflitos do dia a dia, seja com problemas nos negócios ou em órgãos envolvidos no licenciamento de empresas. Para mim, esse curso é importante no aspecto pessoal e profissional, porque, no cotidiano, a gente sempre tem que lidar com conflitos envolvendo familiares ou colegas de trabalho. Esse curso vem para agregar conhecimentos para o meu desempenho em minha nova função como analista, para que a gente possa resolver tudo da melhor forma”, finalizou Camila.

Nos dias 04 e 05 de julho, o Curso Básico de Mediação de Conflitos e Arbitragem para Agentes de Desenvolvimento será ministrado em Arapiraca, com a participação de agentes de outros municípios do estado.

por Agência Sebrae/AL

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.