Skip to content

Por que investir no tesouro direto melhora a economia nacional?

Por que investir no tesouro direto melhora a economia nacional?

Quem está por dentro do mundo dos investimentos, deve saber que o Tesouro Direto é a bola da vez! E não é só por ser uma das formas mais seguras e lucrativas para se investir, mas também por auxiliar a aquecer a economia nacional.

No entanto, nem todo mundo entende com clareza como os investimentos no Tesouro Direto podem colaborar para uma melhor situação do país! Então, vamos explicar para você todos os detalhes, as vantagens e como funciona esse tipo de investimento.

O que é o tesouro direto?

O tesouro direto é uma plataforma que pertence ao Ministério da Fazenda, responsável pela dívida pública do país. A Secretaria do Tesouro Nacional (STN) controla o dinheiro do Governo e emite títulos públicos para futuros investidores.

Esses títulos podem ser adquiridos pela internet, a partir da quantia de R$ 30,00. A plataforma é gerenciada pela BM&Bovespa e serve para realizar as negociações de compra desses títulos.

Investir no tesouro direto significa emprestar dinheiro para o Governo. Ao comprar o título, você auxilia na arrecadação nacional, garantindo que o país tenha mais recursos para fazer investimentos em alguns setores e a quitar a dívida pública.

Mas não é só isso, cada título conta com um vencimento, e ao final deste prazo, você recebe a quantia investida de volta, além de um rendimento fixo — baseado na taxa Selic.

Ou seja, além de fazer um investimento seguro, você ainda auxilia o país a garantir mais recursos. Agora, vamos saber como o dinheiro investido no Tesouro Nacional auxilia o Brasil.

Quais setores são auxiliados com o investimento do tesouro direto?

O dinheiro que é arrecadado pelo Governo é distribuído em diversos setores. No entanto, alguns setores levam prioridade na lista, como saúde, educação e desenvolvimento nacional.

Isso não significa que outros setores não são beneficiados com esses investimentos. A infra-estrutura, a tecnologia e o meio ambiente também ganham com os investimentos do Tesouro Direto, porém, ainda contam com outros tipos de arrecadação.

Além disso, a quantia também é essencial para a Gestão da Dívida Pública Federal (DPF). Esse débito é pago em real (moeda) e captado pela emissão de títulos público.

Uma das principais vantagens de investir no Tesouro Direto é saber que o retorno será garantido, já que a chance do país quebrar é mínima — afinal, para isso acontecer, todas as outras instituições financeiras do país já teriam declarado falência.

Veja a seguir, outras vantagens de investir no tesouro direto.

Vantagens de investir no Tesouro Direto

Conforme falamos acima, os títulos públicos são seguros pois são 100% garantidos pelo Tesouro Direto, ou seja, pelo Governo Federal. Além de ajudar na economia nacional, esses ativos também contam com as seguintes vantagens.

Alta rentabilidade

Ao contrário da poupança, o retorno do Tesouro Direto está acima da inflação. Considerando que você faça um investimento a longo prazo, esse se torna o fator mais atrativo para investir no título.

Baixos custos

Embora algumas corretoras de investimentos estipulem um valor x para começar a investir, no tesouro direto, você pode iniciar a compra de títulos a partir de R$ 30,00. Para começar a investir, basta tem um CPF e uma conta bancária atrelada à plataforma.

Tributação

Como todo investimento em renda fixa, o tesouro direto possui uma tabela de imposto de renda regressiva. A princípio, sua tributação máxima é de 22% e com o passar do tempo, pode chegar a 15%;

Ou seja, quanto mais tempo você deixar o dinheiro investindo, menos você terá que devolver ao Governo. Mas não pense que isso impede de você fazer um investimento de curto prazo. Os títulos de tesouro direto têm rendimento diário e são vendidos com diversos vencimentos.

Então, se você deseja investir e garantir um futuro tranquilo, faça o seu planejamento e comece já!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também