17 Agosto 2018 - 16:08

Funcionários públicos de Penedo participam da 2ֺª etapa da capacitação regional de resíduos sólidos em Coruripe

Assessoria
Penedo foi representado por funcionários da SECULT, SEMTHAS, SAAE e SEMED

Com o tema “Boas Práticas Ambientais na Administração Pública”, a Secretaria de estado do meio Ambiente e recursos hídricos- Semarsh realizou no município de Coruripe a segunda parte da Capacitação sobre a Coleta Seletiva e resíduos sólidos. Na ocasião Penedo foi representado por funcionários das Secretarias de Cultura, SEMTHAS, Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

A segunda parte Capacitação Regional da Coleta Seletiva e Legislação dos Resíduos Sólidos, contou com a presença de representantes das cidades que integram o consorcio intermunicipal do sul do estado de Alagoas- Conisul . A capacitação abordou o conceito de coleta seletiva, a implantação nos municípios da região sul e as dificuldades que os municípios tem para implantar essa coleta, assim como os principais desafios relacionados a destinação de resíduos sólidos .

A coleta seletiva é um processo utilizado para o recolhimento de materiais recicláveis separando do lixo orgânico, sendo a reciclagem um ponto fundamental da coleta seletiva, importante tanto do ponto de vista econômico, já que muitas famílias sobrevivem dessa atividade e o setor industrial reutiliza muitos matérias para a fabricação de novos produtos, quanto para as questões ambientais.

Os resíduos sólidos representam tudo que é descartado pelos seres humanos, porém que podem ser reaproveitados, diferenciando-se dos rejeitos que não podem ser reciclados. Durante a oficina que se estendeu ao longo do dia, os representantes dos municípios realizaram explanações sobre o conteúdo aprendido, mostrando na prática como pretendem auxiliar seus municípios na implantação da coleta seletiva.

As capacitações sobre coleta seletiva realizadas em todo estado, visam formar multiplicadores para o acompanhamento da implantação da coleta seletiva, atuando também na sensibilização da população, fundamental em todo processo de sua implantação, mostrando para a população alagoana a importância da educação ambiental, para a melhoria na vida de todos.

por Assessoria

Comentários comentar agora ❯