15 Agosto 2017 - 10:19

Governo participa de debate sobre importância do comércio


O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Helder Lima, participou, nessa segunda-feira (14), da primeira audiência pública organizada pela Frente Parlamentar em Defesa do Comércio, que teve como tema a importância do setor para a economia alagoana. O encontro aconteceu na Assembleia Legislativa do Estado (ALE), no Centro de Maceió.

Representando o Governo de Alagoas, o gestor destacou o papel do comércio na geração de emprego e renda em Alagoas, ressaltando os avanços a partir de ações como a reformulação e simplificação dos benefícios específicos concedidos ao setor atacadista e Centros de Distribuição (CD), além dos investimentos no segmento do Turismo.

“O desenvolvimento econômico se torna mais completo quando o setor público caminha junto ao privado. Para isso, o Governo do Estado tem falado a mesma língua do setor empresarial, investindo em ajustes fiscais e benefícios arrojados que favoreçam os investidores. Nesse sentido, o comércio, que envolve os setores de serviços e turismo, é responsável por 62% dos empregos formais em Alagoas, e o Turismo representa, sem dúvidas, uma importante máquina de geração de emprego e renda”, afirmou Helder Lima.

Na ocasião, empresários e parlamentares discutiram ainda a regulamentação do Fundo de Equilíbrio Fiscal do Estado de Alagoas (Fefal). Atualmente, Alagoas conta com um ajuste que permite uma menor taxa de oneração para o setor produtivo, diferente do que acontece em outros Estados do Brasil.

Frente Parlamentar

Fruto de uma iniciativa articulada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL) e o Poder Legislativo, a Frente Parlamentar em Defesa do Comércio tem como objetivo a formulação de políticas públicas voltadas para o fortalecimento do setor em Alagoas.

A criação da Frente Parlamentar foi autorizada pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa em março, com base no requerimento da deputada estadual Jó Pereira (PMDB). O pleito foi subscrito pelos deputados Tarcizo Freire (PP), Bruno Toledo (PROS), Gilvan Barros Filho (PSDB) e Rodrigo Cunha (PSDB).

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯