12 Junho 2021 - 18:21

Incentivos da Sudene em 2020 alavancaram investimentos de R$ 9,8 bilhões

Ministério do Desenvolvimento Regional
Os benefícios propiciaram a criação e a manutenção de cerca de 113 mil postos de trabalho

Os incentivos concedidos pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) a empresas da região alavancaram investimentos da ordem de R$ 9,8 bilhões em 2020. Os 258 pleitos aprovados atenderam companhias que atuam nos nove estados nordestinos e nas porções norte do Espírito Santo e de Minas Gerais.

Os principais instrumentos de estímulo ao desenvolvimento são a redução de 75% do valor do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) e adicionais não restituíveis e o reinvestimento de 30% do IRPJ devido. Esses benefícios propiciaram a criação e a manutenção de cerca de 113 mil postos de trabalho na área de atuação da Sudene apenas no ano passado.

Os incentivos e benefícios fiscais administrados pela Sudene integram o conjunto de recursos do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), com foco principal na redução das desigualdades econômicas e sociais, intra e inter-regionais, por meio da criação de oportunidades de desenvolvimento que resultem em crescimento econômico, geração de renda e melhoria da qualidade de vida da população.

Uma das empresas que tiveram acesso aos benefícios concedidos pela Sudene foi a Lorenpet Nordeste Indústria e Comércio de Plásticos. Instalada no Complexo Industrial e Portuário de Suape, em Ipojuca (PE), a companhia teve autorização para reduzir em 75% o valor devido do IRPJ para ampliar as instalações. Além do incremento na produção, foram gerados cerca de 100 novos postos de trabalho, segundo o diretor Marcelo Guerra.

por Ministério do Desenvolvimento Regional

Comentários comentar agora ❯