11 Setembro 2009 - 15:32

ProJovem é desafio da empregabilidade em AL

Assessoria

O programa ProJovem Trabalhador - Juventude Cidadã foi lançado hoje (11) em Maceió pelo secretário de Estado do Trabalho, Regis Cavalcante, e pelo governador Teotonio Vilela Filho, em solenidade que reuniu centenas de jovens que irão participar do programa em Alagoas.

O secretário Regis Cavalcante disse, em seu pronunciamento, que o início das aulas do ProJovem Trabalhador representa um passo muito importante na luta para vencer o grande desafio da empregabilidade, em Alagoas. Ao destacar o esforço do governador Teotônio Vilela para a qualificação profissional, Regis afirmou que o ProJovem representa a oportunidade para o jovem sair da situação de vulnerabilidade em que se encontra.

“A grande responsabilidade do governo Teotônio Vilela é lutar pelo emprego, através da vinda de novos empreendimentos que garantam espaço para o jovem qualificado profissionalmente. Ao mesmo tempo, a qualificação profissional não se destina somente a garantir o emprego formal, como também os pequenos negócios, atendendo às especificidades regionais”.

O secretário revelou que o percentual mínimo de empregabilidade, no ProJovem, que é de 30%, em alguns municípios alagoanos chega a 100%, diante do fomento econômico verificado em algumas regiões do Estado.

O governador Teotônio Vilela iniciou seu discurso, no lançamento do ProJovem Trabalhador, afirmando ter o sonho de ver a juventude de Alagoas trabalhando, ajudando o Estado a crescer e exercendo a cidadania plena. “Este sonho é possível; de mãos dadas podemos torná-lo realidade. O ProJovem é mais um componente para a realização desse sonho”, declarou o governador, que conclamou os jovens para esse esforço: “Façam a sua parte”.

Teotônio Vilela registrou a preocupação constante do secretário Regis Cavalcante para promover o emprego, em Alagoas. Se referiu aos empreendimentos que estão chegando ao Estado, e precisam de mão de obra qualificada, como exemplo: 30 novos hotéis e 25 novas indústrias, no pólo de Marechal Deodoro e no Distrito Luiz Cavalcante. Além disso, o Canal do Sertão, que está empregando 1.200 trabalhadores alagoanos, e a construção de 25 mil casas até 2010.

Participarm também da solenidade o superintendente do Trabalho em Alagoas, Heth César, a secretária adjunta do Trabalho, Betânia Jatobá, o presidente do Conselho Estadual do Trabalho, Robson Sarmento, a diretora de qualificação profissional da Seter, Rita Romeiro, o diretor-geral do Sine de Alagoas, Flaviano Calaça, o prefeito de Tanque D’Arca, Roney Valença, representantes do Sistema S e demais entidades, além de deputados e prefeitos alagoanos.

O convênio com as entidades para execução do programa em Alagoas foi assinado no último dia 4 e garante a qualificação de 5 mil jovens, em 37 municípios do Estado, com recursos de R$ 11 milhões.

Participarão do programa jovens de 18 a 29 anos em situação de alta vulnerabilidade frente ao mercado de trabalho. As aulas, que iniciam no próximo dia 21, serão executadas em três turnos e os 5 mil jovens beneficiados terão uma bolsa no valor de R$ 100 durante seis meses dos cursos, além de lanches e todo o kit aluno.

Os cursos são voltados para as áreas de turismo, construção civil, químico-plástico, agroextrativista, alimentação, arte e cultura, reparos (revestimentos e instalações), gráfica, pesca/piscicultura, telemática, transporte, hospitalidade, gestão pública, beleza e estética e setor sucroalcooleiro.

por Assessoria

Comentários comentar agora ❯