11 Junho 2010 - 16:48

Chesf vai operar subestação de energia de Arapiraca

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF) venceu a concorrência e será a responsável pela operação da subestação de energia que será construída em Arapiraca. O investimento foi incluído entre os noves lotes leiloados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta sexta-feira na Bolsa de Valores de São Paulo.

A construção da subestação de 230/69 kv vaio gerar aproximadamente 300 empregos diretos e deverá ser concluída em 24 meses. O reforço no sistema de transmissão é a esperança para o fim dos constantes apagões na região Agreste e beneficiará, além de Arapiraca, os municípios de Limoeiro de Anadia, Junqueiro, São Sebastião, Teotônio Vilela, Coruripe e Jequiá da Praia.

Além de uma subestação para Alagoas, o leilão dos demais oito lotes foram arrematados com deságio médio de 31,57%, concorrências vencidas por cinco empresas e pelo Consórcio Atlântico. O diretor-geral da Aneel, Nelson Hübner, comemorou o resultado do leilão. “Foi um leilão bastante competitivo, com participação de empresas privadas, estatais, nacionais e estrangeiras, mas o grande vencedor, de fato, é o consumidor brasileiro, que vai pagar uma tarifa mais baixa de transmissão”, declarou o diretor-geral durante entrevista à imprensa.

No leilão, foram declaradas vencedoras as empresas e consórcios que ofereceram a menor Receita Anual Permitida (RAP) para prestação do serviço. Os deságios registrados entre a receita anual permitida prevista no edital e os lances do leilão representarão modicidade tarifária, pois a tarifa de uso dos sistemas de transmissão é um dos componentes da tarifa paga pelo consumidor final às distribuidoras. Tarifas menores também contribuem para aumentar a competitividade do setor produtivo nacional.

O prazo das concessões de transmissão é de 30 anos para construção, operação e manutenção de 708 Km de quatro linhas e 11 subestações da Rede Básica que serão construídos em sete estados: São Paulo, Rio Grande do Sul, Pará, Maranhão, Mato Grosso, Alagoas e Bahia. Os empreendimentos vão gerar 3.450 empregos diretos e deverão entrar em operação nos próximos dois anos, com exceção da Subestação Pólo, a ser instalada em Camaçari (BA), cujo prazo é de 18 meses. Os investimentos nos nove lotes são estimados em R$ 700 milhões.
 

por Fernando Vinícius com Assessoria Aneel

Comentários comentar agora ❯