16 Maio 2022 - 02:00

CREA-SC é o primeiro Conselho Profissional a utilizar o login gov.br para integração de sistema

A plataforma gov.br será o canal de integração para acesso ao sistema corporativo do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC): o novo Creanet Profissional. Mais ágil e intuitivo, o Creanet vai integrar a autenticação de profissionais e entidades de classe através do gov.br e o redirecionamento será automático, com segurança e sem a necessidade de refazer a senha.

Entre as melhorias, estão uma nova carta de serviços aos profissionais e melhor organização dos dados para gestão dos documentos. No módulo entidades de classe há gestão compartilhada e o profissional pode ver seu histórico de opção por entidades, além de outras facilidades. O sistema também está integrado com o módulo de notícias do Conselho. Futuramente haverá a possibilidade de acesso para recém formados e ainda, para a sociedade em geral. O cidadão comum poderá fazer denúncias e acompanhar relatórios de fiscalização.

“O gov.br é a plataforma de relacionamento do cidadão com o governo e conta com cerca de 4.900 serviços públicos digitais que facilitam a vida dos usuários em sua interação com o Estado. A integração com conselhos profissionais como o CREA oferece um meio seguro e intuitivo de acesso a serviços digitais”, destaca o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Caio Mario Paes de Andrade.

Sobre a conta gov.br
A conta gov.br é gratuita e permite o acesso a vários serviços públicos digitais. São três os tipos de cadastro: bronze, prata e ouro. Cada um deles requer níveis de segurança diferentes e demandam coletas de dados distintas. A identidade digital Bronze é a mais simples na qual o usuário é automaticamente enquadrado ao fazer o seu cadastro na plataforma. As identidades Prata ou Ouro permitem ao usuário fazer a assinatura avançada, que exige maior garantia quanto à autoria, incluindo as interações eletrônicas com os entes públicos com informações protegidas por grau de sigilo. 

por Ministério da Economia.

Comentários comentar agora ❯