Skip to content

Rio Largo abre vagas temporárias para recenseadores do IBGE

Rio Largo abre vagas temporárias para recenseadores do IBGE

Estão abertas as inscrições para recenseadores temporários que realizarão o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em Rio Largo. São 65 vagas para o município, das quais quatro são destinadas aos portadores de deficiência. A informação foi divulgada nesta terça-feira, 9, na 3ª Reunião da Comissão Municipal de Geografia e Estatística (CMGE) de Rio Largo, onde também discutiu-se sobre a Base Territorial do Censo de 2010. O evento contou com a presença do prefeito Toninho Lins (PSB), do diretor da Unidade Executora Municipal (UEM) de Rio Largo, Renato Soares e do Coordenador de Base Territorial do IBGE, Sérgio Alves.

As inscrições para a seleção deverão ser feitas na Agência dos Correios do município até o dia 19 de março ou pela internet através do site www.cesgranrio.org.br, até o dia 04 de abril. A execução do Censo 2010 é de cinco meses, a partir 26 de julho de 2010. Podem se inscrever gratuitamente os candidatos que fazem parte do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e que estejam dentro dos padrões de baixa renda, de acordo com o decreto 6.135/2008. A taxa de inscrição é de R$ 18,00.

De acordo com informações do IBGE, a prova deve acontecer dia 30 de maio, sendo 10 questões de língua portuguesa, 10 de matemática, 10 de conhecimentos gerais e 20 de conhecimentos técnicos. Podem concorrer aqueles que tenham concluído o ensino fundamental (1º grau), ter 18 anos completos na data da contratação, ser brasileiro ou português- neste caso, se estiver amparado pelo estatuto da igualdade. É preciso ainda que o candidato esteja quite com obrigações militares e eleitorais.

LIMITES TERRITORIAIS

No evento, a comissão também discutiu sobre os conflitos existentes acerca da definição legal dos limites territoriais entre Rio Largo, Satuba e Maceió. O prefeito Toninho afirmou que na reunião da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) do dia 22 deste mês, vai marcar uma reunião com os prefeitos desses municípios para se chegar a um consenso sobre a questão.

Segundo o diretor da UEM, Renato Soares, é de fundamental importância para os municípios envolvidos a resolução desse conflito, pois o Censo do IBGE é parâmetro para a definição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) ; para verificação dos recursos humanos e naturais dessas localidades; e é instrumento utilizado pelos empresários como base para planejamento acerca de seus investimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também