07 Março 2018 - 18:00

Características dos tubos de aço quadrado e Schedule

O tubo de aço foi uma grande criação feita para solucionar problemas em construções, maquinários e outras instalações que demandam atenção especial na estrutura ou em transporte de substâncias. Agora eles substituem materiais como a madeira e o ferro, que sofrem maior desgaste com o tempo de uso e de outros fatores externos.

Para atender de forma eficiente, os tubos são fabricados de forma diferenciada para se adequar aos trabalhos que são utilizados. No mercado podemos encontrar tipos diferentes em formato, espessura e diâmetro. Os modelos mais procurados são o tubo quadrado, também chamado de metalon, e o Schedule.

Características dos tubos de aço

Antes de apontarmos as principais diferenças entre o metalon e o tubo Schedule, e suas aplicações, veremos as características gerais dos tubos e como eles são apresentados no mercado para venda:

● Galvanizado ou preto – Galvanizado é quando o aço recebe um banho de zinco, isso protege o material contra a corrosão. Denominamos aço carbono preto aquele que não recebe nenhum tratamento após sua fabricação;

● Diâmetro – Também conhecido como bitola. É a medida da parte externa de um tubo;

● Espessura – A medida da parede do tubo;

● Com costura – Os tubos com costura são mais baratos e fáceis de ser encontrados. São produzidos a partir de uma chapa dobrada e unida por solda nas extremidades. São mais maleáveis e fáceis de instalar;

● Sem costura – São fabricados a partir do cilindro de aço aquecido em alta temperatura, que sofre um processo para ficar oco e poder ser perfurado com mais facilidade. Como não têm nenhuma emenda, são mais duros e resistem mais a altas pressões.

Tubo de aço quadrado

Esses tubos podem ser quadrados ou retangulares. Seu formato facilita sua usabilidade com segurança, porque são leves e resistentes. Muito utilizados em estruturas metálicas como galpões e palcos móveis. Possui boa resistência à corrosão e responde bem à solda elétrica. É fácil de pintar e higienizar, por isso é usado tanto no interior como no exterior de residências.

Você encontra muito deste material constituindo portões de residências e fachadas de prédios. É possível comprar o metalon em varas de seis metros com mais de 25 medidas externas (diâmetro) diferentes.

Tubos de aço Schedule

São fabricados para o transporte de líquidos, mas também podem ser utilizados em outros projetos que precisam resistir a temperaturas extremas, como a passagem de gases. Resistem mais à corrosão e podem ser encontrados com ou sem costura, produzidos para aguentar alta pressão e fluídos corrosivos, quando galvanizados.

Assim como os tubos quadrados, o Schedule pode ser comprado com diversos diâmetros e espessura, mas como são muito utilizados em projetos de infraestrutura podem ser encomendados com tamanho e algumas características personalizadas.

Normas e certificações

É bom ficar atento com as normas estabelecidas pelos órgãos de aferição e fiscalização como a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que regulamenta a produção dos tubos de aço. Por exemplo, a Norma Brasileira para o modelo circular Schedule é a NBR 5590, mas é possível solicitar o produto com outras certificações para garantir a utilização para outros fins.

A norma ASTM A53 é internacional e certifica que um tubo de aço Schedule pode atuar em temperaturas muito quentes. As normas e certificações oferecem a credibilidade necessária para o produto ser usado de forma correta. Então, na hora da compra, não deixe de fazer esse tipo de verificação.
 

Comentários comentar agora ❯