30 Novembro 2018 - 09:36

Museu Velho Chico realiza exposição sobre a preservação do Rio São Francisco em Penedo

Kamylla Feitosa
Stand ‘Eu Amo Velho Chico”

Até domingo, na Praça 12 de Abril, os participant es do Circuito Penedo de Cinema podem visitar o stand do Museu Ambiental Casa do Velho Chico, localizado originalmente na cidade de Traipu. A expografia do espaço remonta aspectos culturais e paisagísticos típicos da região e chama a atenção para a preservação do Rio São Francisco, a partir da educação ambiental voltada à crianças e é idealizada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF).

Com painéis e peças que compõem o acervo do Museu do Velho Chico, o espaço explora os elementos culturais e naturais da região banhada pelo rio, além das espécies de peixes e plantas típicas da Caatinga e as lendas populares. O stand oferece visitas guiadas nas manhãs e tardes, até o dia 2 de dezembro.

De acordo com o fundador e diretor do Museu, Antônio Jacson Borges Lima, a ideia é evidenciar as várias atividades econômicas e chamar a atenção sobre a degradação ambiental sofrida pelo rio. “O Museu foi criado com a finalidade de trabalhar principalmente com crianças e temos um acervo itinerante que busca despertá-las para que se tornem defensores do Velho Chico e se preocupem com o futuro do rio”, destacou.

Sobre o Museu

Criado em 2001, o Museu Ambiental Casa do Velho Chico, localizado no município de Traipu, conta com circuito expográfico fixo, que expõe 18 painéis sobre questões ambientais, 4 que evidenciam a presença das populações indígenas e quilombolas, os elementos históricos e as atividades econômicas que geram renda ao sertanejo.

As exposições itinerantes do acervo do Museu já passaram por Maceió, Arapiraca, Pão de Açúcar, além de Petrolina, em Pernambuco e Aracaju e Itabaiana, em Sergipe.

O evento

O Circuito Penedo de Cinema é realizado pelo Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS), Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult) e pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O evento ainda é patrocinado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Prefeitura de Penedo, Sebrae e Fapeal.

por Assessoria

Comentários comentar agora ❯