29 Fevereiro 2020 - 13:32

IMA inicia projeto de monitoramento do jacaré-do-papo-amarelo

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) inicia nesta sexta-feira (28) o monitoramento do jacaré-do-papo-amarelo. A equipe do órgão irá atuar junto com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) nos municípios de Marechal Deodoro, Pilar, Penedo e Jequiá da Praia.

A atividade, promovida pela Gerência de Fauna, Flora e Unidades de Conversação (Gefuc) do Instituto, irá conduzir estudos populacionais do jacaré-do-papo-amarelo no Estado. Até o dia 6 de março, as equipes dos órgãos estadual e federal irão experimentar metodologias para levantamento de dados biométricos de indivíduos das espécies, assim como a ecologia de nidificação.

O projeto dará ênfase especial aos ninhos do jacaré-do-papo-amarelo. Em visita anterior, foi observado o pisoteamento dos ovos, aparentemente por gado. Pode-se também verificar o desaparecimento de ovos por predadores (lagartos, quatis e aves) ou aumento do nível da água. Os Institutos irão acompanhar a nidificação nas regiões para preservar a etapa mais importante da reprodução da espécie. 

Junto com o ICMBio, serão visitadas a Área de Proteção Ambiental (APA) da Marituba do Peixe – reserva estadual em Penedo, a Reserva Extrativista Marinha da Lagoa do Jequiá e a várzea do Rio Paraíba nos municípios de Marechal Deodoro e Pilar. O projeto também deve beneficiar comunidades das regiões, além de favorecer a cadeia animal do entorno.

Jacaré-do-papo-amarelo

O jacaré-do-papo-amarelo (Caiman latirostris) é um réptil encontrado em áreas alagáveis como brejos, mangues, pântanos, rios e lagoas. O animal pode passar de dois metros de comprimento e viver por mais de 50 anos. A espécie cria ninhos com cerca de 20 ovos. Período de maior número de eclosões de ovos é entre fevereiro e abril.

O réptil é conhecido como jacaré-do-papo-amarelo pois, durante a fase do acasalamento, costuma ficar com a área do papo amarelada.  

por Assessoria

Comentários comentar agora ❯