27 Abril 2009 - 19:59

SEMARH alerta para inundação em municípios ribeirinhos

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) alerta as populações ribeirinhas sobre o aumento gradativo na vazão defluente (água liberada) do reservatório de Sobradinho/BA, no rio São Francisco, que atingirá o volume de 4.000 metros cúbicos por segundo no próximo dia 29. O evento crítico fará com que o rio suba de nível, inundando áreas da calha maior e várzeas do São Francisco, sobretudo nos municípios de Piranhas, Pão de Açúcar, Belo Monte, Traipu, São Brás, Porto Real do Colégio, Igreja Nova, Penedo e Piaçabuçu.

A Agência Nacional de Águas informou ter recebido boletim da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) com dados do monitoramento sistemático da bacia do ‘Velho Chico’. No último dia 22, o volume útil do reservatório de Sobradinho era de 96,82%; no dia seguinte, esse número subiu para 97,68%. Dado o grande volume de água, a Chesf, agente responsável pelas operações, adotou uma vazão de defluência do reservatório da ordem de 2,7 mil metros cúbicos por segundo. Este valor será aumentado gradativamente, até atingir 4.000m³/s na próxima quarta-feira (29).

A Chesf informou ainda que a bacia encontra-se no final do seu período chuvoso e que a situação hidrológica esta sendo permanentemente avaliada, podendo sofrer alterações nos valores em função da evolução das chuvas e vazões.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e as secretarias estaduais de recursos hídricos da Bahia, de Pernambuco e de Sergipe também já foram informadas.

por Redação com ASCOM SEMARH

Comentários comentar agora ❯