Skip to content

Em nota, IBAMA informa que água do São Francisco não foi contaminada por rejeitos de Brumadinho

  • Home
  • Meio Ambiente
  • Em nota, IBAMA informa que água do São Francisco não foi contaminada por rejeitos de Brumadinho

Em nota, IBAMA informa que água do São Francisco não foi contaminada por rejeitos de Brumadinho

Nesta quarta-feira (27), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) publicou uma Nota Técnica com informações sobre a contaminação ambiental das águas após o rompimento da Barragem da mina do Feijão em Brumadinho/MG.

Segundo o IBAMA, nos últimos dias a mídia tem divulgado informações de possível “morte” do rio Paraopeba e a iminente contaminação das águas do rio São Francisco devido ao rompimento da Barragem. Tais afirmações têm gerado grande preocupação às comunidades ribeirinhas e demais usuários dos rios Paraopeba e São Francisco.

Após análises da água, os especialistas concluíram que até o momento, os rejeitos não atingiram o trecho do rio Paraopeba a jusante da UHE de Retiro baixo, portanto também não atingiram o reservatório da UHE de Três Marias e o rio São Francisco.

Sobre os animais, no trecho mais afetado, foram coletados peixes vivos, ovos e larvas viáveis, indicando que mesmo após o desastre, parte da ictiofauna continua na região. Entretanto, os espécimes que sobreviveram ainda estão sob condições inadequadas e poderão ter funções biológicas comprometidas, acarretando em mudanças comportamentais, redução de crescimento, redução da taxa reprodutiva e até mesmo morrerem.

Veja a nota completa clicando AQUI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também