26 Abril 2018 - 22:58

Educação Ambiental é disseminada durante aula de campo à bordo de catamarã

Assessoria

O Barco Escola do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) irá levar, na próxima quinta-feira (26), um grupo de 34 pessoas para assistir uma aula de campo à bordo de um catamarã. São moradores de uma comunidade do vale do Reginaldo, que fazem parte de um projeto denominado Centro de Cidadania Esporte, Saúde e Cultura.

O projeto Navegando com o Meio Ambiente – popularmente conhecido como Barco Escola – foi criado por meio de uma parceria entre o IMA/AL e a BRASKEM.

O percurso feito pelo barco, em geral, é um trajeto alternativo devido ao processo de assoreamento que ocorre na Laguna Mundaú. Em dias de maré baixa, o barco escola parte da base descentralizada do IMA, localizada no município de Marechal Deodoro, e percorre o canal do Calunga, localizado no Pontal, já em Maceió, passando em frente ao Canal do Trapiche e chegando até meados da favela Sururu de Capote.

Em dias de maré alta, de 2.1 em diante, o percurso do barco vai da Ilha de Santa Rita, no município de Marechal Deodoro, através da laguna Mundaú, passando pelo município de Coqueiro Seco, bairros de Maceió (Dique Estrada e Pontal da Barra) e retornando ao ponto de partida, a base descentralizada do IMA/AL em Marechal Deodoro.

Durante cerca de 40 minutos, uma equipe multidisciplinar do Instituto, composta por biólogos, geógrafos e assistente social explanam sobre aspectos da biota local, fauna e flora, além de explicações sobre os impactos causados por ações realizadas pelo homem que acabam alterando a região.

A grande demanda, que tem sido alcançada, por esse projeto desde o início é atingir diversos grupos da sociedade civil por meio da educação ambiental, levando o conhecimento a respeito do Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba (CELMM) e da Área de Proteção Ambiental (APA) de Santa Rita.

Além disso, é debatido, também, a importância e a função do manguezal, ecossistema costeiro que ocorre na transição entre a terra e o mar.

por Ascom IMA

Comentários comentar agora ❯