26 Fevereiro 2010 - 06:20

SEMARH capacita Conselhos Municipais de Meio Ambiente

Divulgação

A Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) está promovendo oficinas para habilitar e formar conselheiros municipais de Meio-Ambiente. Nessa terça-feira (24), começou em Arapiraca a etapa de capacitação dos Conselhos Municipais de Meio-Ambiente (Comdemas). Esse pólo concentra os municípios de Arapiraca, Limoeiro de Anadia, Feira Grande, Craíbas, Girau do Ponciano, Traipu, Campo Grande, Lagoa da Canoa, Palmeira dos Índios, Estrela de Alagoas, Icaci e Minador do Negrão.

A oficina é composta de dois módulos que abrangem avaliação de impactos ambientais, gestão e legislação ambientais, desenvolvimento sustentável, políticas de recursos hídricos, instrumentos de planejamento ambiental, dentre outros assuntos; e terá duração de vinte e quatro horas ao longo de 3 dias. O curso é ministrado pela empresa Ecobahia, especializada em eventos ambientais.

Na manhã da abertura da oficina, o Secretário de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Alex Gama, comentou que a descentralização da gestão ambiental é parte importante do exercício pleno da democracia. “Esse processo que se inicia hoje aqui é um processo de capacitação para as pessoas participarem dos Conselhos de Meio Ambiente, e a idéia é que o Governo do Estado descentralize essa gestão ambiental e dê as condições para os municípios para que eles façam seus estudos e as suas avaliações do licenciamento ambiental no âmbito municipal.”

Estão participando da capacitação no pólo de Arapiraca dez dos 12 municípios convidados, cerca de 65 pessoas no total. Na continuação do processo serão 13 capacitações e espera-se formar 400 conselheiros e efetivar Comdemas em 50 municípios do Baixo São Francisco.

por Ascom SEMARH-AL

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.